sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Mercado da Seda

Ainda no sábado, entre a feijuca e o jogo de vôlei feminino, fomos até um dos Mercados da Seda existentes em Beijing (uma espécie de Shopping 25) para praticarmos a arte da negociação com os chineses. Já havíamos recebido várias dicas do pessoal, mas tínhamos que passar pela experiência.

A tática era mais ou meos a seguinte: 1) oferecer 10% do preço inicial e 2) não ficar constrangido pela reação do chinês, que pareceria se sentir ofendido.

Precisávamos comprar uma mala pra colocar as compras e lá fomos nós... chegamos no stand como quem não quer nada e lá veio o chinês todo amigo dizendo que a mala era de excelente qualidade (sei...), que o preço estava muito bom, etc... OK, vamos brincar: "How Much?". "Only 1300 RMB" (1 real = 4 RMB). Fiz cara de ofendido e ameacei ir embora. Ele me puxou de volta, perguntando quanto eu oferecia. Joguei 130 RMB. Aí foi a vez dele fazer cara de ofendido, dizendo que eu estava louco. Então tá, vou embora... Ele me puxou pelo braço e até emendou um portunhol meio razoável.

Enfim, depois de muito jogo de cena, impossível de transcrever dando a noção da realidade, fechamos por 170 RMB. Experiência impagável!

Nenhum comentário: