terça-feira, 26 de agosto de 2008

A GRANDE MURALHA


No domingo, dia 17, fizemos o mais obrigatório dos passeios em território chinês: a Grande Muralha da China. Optamos por ir ao trecho chamado Mutianyu, distante cerca de 90 km de Beijing, o qual parecia ser um pouco mais tranqüilo em termos de movimento de turistas.


A primeira visão da muralha, ainda do ônibus, já provoca uma sensação diferente. Caminhar sobre ela então, é inexplicável. Tudo o que ouvimos desde pequenos, das aulas de história, a construção, o papo de que é a única obra humana que pode ser vista da Lua, sua extensão de mais de 6000 km, tudo isso passa pela nossa cabeça enquanto caminhamos, subimos degraus, descemos degraus... foram cerca de 2 horas de caminhada, após uma ascensão inicial por teleférico. Infelizmente, a leve garoa que caia não permitiu que a descida fosse feita pelo carrinho sobre uma espécie de tobogã cheio de curvas (slide-car - depois vejo o nome correto).


Na saída ainda topamos com Carlos Boozer, jogados do Utah Jazz e da seleção americana de basquete. Estava com cara de poucos amigos e não concordou em tirar uma foto – em parte dá pra entender, pois é provável que após a primeira foto todo mundo que estava lá iria querer a mesma coisa e estava armada a confusão.

Na volta ainda passamos por uma fábrica de artigos chineses e tivemos um almoço chinês (ah, essa comida adocicada...).

Um comentário:

Danilo Balu disse...

Pô, Ronalt... vc é engenheiro e Politécnico! Vc acredita MESMO nessa lenda de ver a muralha da Lua???
Abraço
Balu