quinta-feira, 4 de setembro de 2008

REDEEM TEAM

Somente ontem, 10 dias depois, consegui assistir à gravação da final do Basquete Masculino, entre Estados Unidos e Espanha. E os americanos finalmente encontraram um adversário à altura - ponto para aqueles que afirmaram, após o jogo da primeira fase, quando os EUA venceram facilmente por cerca de 30 pontos, que a Espanha escondeu o jogo para não queimar cartucho, sabendo que teria uma única chance de vencer o Redeem Team. E os espanhóis quase aproveitaram essa chance.

A Espanha fez uma partida fantástica, especialmente Rudy Fernandez (22 pts), Pau Gasol (21) e Juan Carlos Navarro (18). Infelizmente o Rudy Fernandez sofreu com o problema das faltas e jogou apenas 17 minutos... por isso não é possível afirmar que a Espanha jogou tudo o que podia e mesmo assim perdeu para um time superior. A Espanha realmente tinha condições de vencer os favoritos, jogou de igual para igual quase o tempo todo, mantendo a diferença sempre em menos de 10 pontos, chegando a reduzi-la para 2 pontos mais de uma vez.

Do outro lado, os americanos precisaram jogar tudo o que sabiam para reconquistar a medalha de ouro perdida em 2004. Grande destaque para Dwyane Wade, que terminou com 27 pontos, sendo 21 no primeiro tempo - atenção NBA! O MVP das finais de 2006, que passou 2 anos sofrendo com contusões, está de volta! - e Kobe Bryant, que deixou a desejar nos primeiros quartos, mas assumiu o jogo na hora que o time precisou, fazendo pontos decisivos no Crunch Time, incluindo um lance de 4 pontos.

Placar final: EUA 118, Espanha 107. Um jogo histórico. Uma pena que não conseguimos ingressos (pelo menos por preços razoáveis - nas mãos dos cambistas passavam de 1000 dólares). E os americanos recuperam a hegemonia mundial, mas com adversários de peso, tanto nos espanhóis quanto nos argentinos (lembrem-se que deram trabalho na semifinal sem poder contar com o machucado Manu Ginobili).

Nenhum comentário: