segunda-feira, 29 de setembro de 2008

LIU XIANG

Tirei a foto ao lado dentro do maior shopping da Rua Wangfuging, a "Rua das Compras" de Pequim. São "réplicas" do Liu Xiang, campeão olímpico em Atenas 2004 na prova dos 110m com barreira. Virou herói nacional desde então e acho que só perdia para o Yao Ming em termos de importância. Réplicas como essa estavam espalhadas por toda a cidade, mesmo considerando que o uniforme de corrida dele não estivesse a venda.

Depois de 2004 ele passou a ganhar provas seguidas, até aparecer o cubano Dayron Robles, que bateu seu recorde mundial em junho deste ano. Havia uma expectativa de um duelo espetacular em Pequim, mas Liu Xiang não conseguiu competir, devido a uma inflamação no tendão-de-aquiles direito. A lesão já o vinha incomodando por algum tempo, o que fez com que ele se poupasse durante esse ano para manter o foco nos Jogos Olímpicos. Mas durante os treinos e até no aquecimento para as eliminatórias a lesão voltou a incomodá-lo. Ainda foi para a pista do Ninho de Pássaro, tentou uma largada, mas sua dor se transformou na dor dos milhares de chineses que lotava o estádio e dos outros milhões em todo o país. deixou a pista e o estádio sem tentar a segunda largada.

Minha amiga Priscila Koo estava no estádio e registrou o momento em uma sequência de fotos que ela mesma entitulou, em seu blog, de "chocante" e "frustrante".

Obviamente, a galera da Teoria da Conspiração começou a falar em amarelada, considerando o fato de que a pressão era imensa, tendo havido até um comentário do presidente da China de que, se ele não ganhasse a prova em casa, tudo o que ele havia feito até então não valeria mais nada. E, considerando a fase que o Robles atravessava, a chance de derrota era bem razoável.

Não gosto dessa versão. Prefiro acreditar que ele tentou competir até o limite, chegando a tirar o agasalho e tentar uma largada. Não aparecer alegando a contusão seria pior, com certeza. Uma pena que um dos duelos mais esperados dos jogos, que pararia o país inteiro, acabou não acontecendo.

Robles venceu a final com folga, cravando 12"93, sem precisar se esforçar.

Preocupa também o futuro de Liu Xiang. Não se sabe se ele se conseguirá se recuperar, pois ele tem um osso calcâneo diferente em relação às outras pessoas, que é mais saliente, o que torna seu amortecimento mais difícil. Não se sabe o que acontecerá com ele, nem com seu contrato com a Nike (cuja maior parte vai para o governo chinês, como é o caso de quase todos os atletas chineses, com exceção do Yao Ming, que conseguiu uma cláusela de exceção quando foi para a NBA). Esperemos que Liu Xiang se recupere.

Nenhum comentário: