sábado, 3 de janeiro de 2009

NFL PLAYOFFS

Patético. Ridículo. Constrangido. É como me senti ao reler as minhas previsões de metade da temporada da NFL. Dos 11 times que eu indiquei como então futuros classificados para os playoffs (não cheguei a indicar o 6º da AFC), tive a proeza de acertar apenas 4, dos quais 3 óbvios (NY Giants, Tennessee Titans e Arizona Cardinals) e um mais do que provável (Pittsburgh Steelers). Só não fico tão chateado porque 1) Foram meros palpites e 2) as previsões do Bill Simmons foram tão ou mais patéticas (5 de 12) - e ele ganha para isso.

Pra começar, de onde veio a reação do Miami Dolphins? O pior time da temporada passada (1-15) apresentou uma das maiores reviravoltas da história e venceu a AFC East, deixando Patriots, Bills (minhas apostas) e os Jets de Brett Favre de fora dos playoffs. Os Denver Broncos conseguiram perder a AFC West após estar precisando de uma vitória nos últimos 3 jogos - perderam todos - enquanto os San Diego Charges venceram os últimos quatro jogos para conquistar a divisão com uma campanha pífia de 8-8. Aliás, um time com campanha 8-8 (Chargers) se classificou enquanto um time com campanha 11-5 (Patriots) ficou de fora. Esse excelente texto mostra que está na hora de rever o sistema de classificação dos playoffs. Completaram a classificação o Indianapolis Colts (12-4), com uma arrancada de 9 vitórias seguidas após inicar com 3 vitórias e 4 derrotas e o Baltimore Ravens (11-5).

Na NFC East, previ que além dos Giants, se classificariam Cowboys e Redskins. Adivinhem o que aconteceu? Os Phialadelphia Eagles se recuperaram após o jogo contra os Ravens, quando o técnico Andy Reid mandou o astro Donovan McNabb para o banco. Após esse jogo, o QB voltou a jogar bem e consiguiram a vaga de Wild Card com uma campanha de 9-6-1 (um empate) e deixaram Dallas e Washington de fora. Na NFC North, os Minnesota Vikings venceram a divisão mais equilibrada, deixando Green Bay e Chicago para trás. E na NFC South os Tampa Bay Buccaneers colapsaram e foram ultrapassados pelos Carolina Panthers e Atlanta Falcons. Em outras palavras, tudo ao contrário do que eu havia previsto. Somente a previsível NFC West se manteve conforme era esperado, com o Arizona Cardinals vencendo com 9-7.

A classificação final pode ser vista aqui.

Como assuntos extras, vale mencionar a campanha do Detroit Lions, o primeiro time a terminar a temporada com 16 derroras e nenhuma vitória e o título de MVP para Payton Manning (terceiro da carreira, empatando o recorde de Brett Favre).

Como palpiteiro que é palpiteiro nunca se dá por vencido, vamos às minha previsões para os playoffs:

AFC

Bye: Tennessee Titans e Pittsburgh Steelers

Wild Card: os visitantes são favoritos - e acho que vão vencer: os Colts vencem os Chargers em San Diego e os Ravens vencem os Dolphins em Miami.

Divisional: Colts vencem os Steelers em Pittsburgh, continuando a sequência de vitórias, e o Titans vencem os Ravens em casa.

AFC Championship: Tennessee Titans vencem os Indianapolis Colts.

NFC

Bye: NY Giants e Carolina Panthers

Wild Card: os Cardinals vencem os Falcons em casa e os Eagles vencem os Vikings em Minnesota.

Divisional: duas lavadas dos favoritos - Giants e Panthers vencem com facilidade quem quer que saia do Wild Card Weekend.

NFC Championship: Carolina Panthers venvem os NY Giants, completando as derrotas dos irmãos Manning no Championship Sunday, acabando com essa história de "2 Mannings, 1 Cup" e com os sonhos dos produtores de TV com um Super Bowl entre Giants e Colts para termos um Super Bowl com muito menos atrativo - assim como aconteceu na Major League Baseball, quando todos esperavam a World Series entre Red Sox e Dodgers mas tiveram que se contentar com Philadelphia e Tampa Bay. Além disso, nunca temos um Super Bowl com os dois #1 e acho que não vai ser dessa vez.

Super Bowl: Tennesse Titans vencem os Carolina Panthers, 24-20.

Ou então, tudo exatamente ao contrário do que escrevi, o que é mais provável. Não ficarei surpreso se, ao invés de Titans e Panthers, Giants, Colts ou Steelers estiveram em Tampa para o grande jogo. Só ficarei surpreso se algum time fora desses 5 chegar lá.

.

Um comentário:

Danilo Balu disse...

"Só não fico tão chateado porque 1) Foram meros palpites e 2) as previsões do Bill Simmons foram tão ou mais patéticas (5 de 12) - e ele ganha para isso."

"Como palpiteiro que é palpiteiro nunca se dá por vencido, vamos às minha previsões para os playoffs:"

CLAP CLAP CLAP
Abrax