segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

WILD CARD WEEKEND

Não fosse aquela conversão de 3rd-and-2 a pouco mais de 2 minutos do final do jogo entre Indianapolis Colts e San Diego Chargers, quando Payton Manning preferiu tentar um passe e foi derrubado a uma jarda da sua própria end-zone (foto ao lado), eu teria terminado o final de semana com acerto de 100%. Bastava concluir aquela jogada e deixar o tempo correr e garantir a vitória por 17x14. Depois do sack, os Colts tiveram que devolver a bola aos Chargers, que mesmo sem time-outs, conseguiram se posicionar em campo para o field goal de empate. Levaram o jogo para a prorrogação, ganharam o cara-e-coroa, saíram com a bola e venceram com um touch-down. Placar final: Chargers 23, Colts 17.

Os Chargers foram melhores o jogo todo, mas sofreram com os 2 turnovers - 2 fumbles na entrada da end zone dos Colts - e não conseguiam assumir a liderança no placar. Peyton Manning, o MVP da temporada, manteve a escrita e não conseguir jogar bem contra a defesa 3-4 dos Chargers (3 na linha defensiva e 4 linebackers) e seu retrospecto contra esse tipo de defesa nos playoffs agora é 1-6. Vale destacar também o punter Mike Scifres dos Chargers, que colocou 5 punts dentro da marca de 10 jardas dos Colts, o que significava que Peyton Manning jogou pressionado o tempo todo. E, sem contar com LaDainian Tomlinson em boas condições devido a uma contusão, San Diego teve como compesação a baita atuação do running back reserva Darren Sproles correu mais de 100 jardas. Há 5 semanas, a temporada dos Chargers parecia acabada, quando eles estavam com 4 vitórias e 8 derrotas e precisavam de um milagre para chegar aos playoffs. Conseguiram o milagre: 4 vitórias seguidas e 3 derrotas dos Denver Broncos nos últimos 4 jogos, chegam aos playoffs e eliminam os favoritos Colts, que vinham de 9 vitórias seguidas e com o MVP da temporada. Agora, vão para Pittsburgh enfrentar os Steelers e, se o QB Ben Roethlisberger não se recuperar da contusão que tem e não jogar, os Chargers passarão a ter a chance inacreditável de chegar à final da AFC. Se Big Ben jogar, acredito que os Steelers passam sem muitos problemas.

Na última rodada da temporada regular quem também precisava de um milagre eram os Philadelphia Eagles: além de precisar vencer os Dallas Cowboys (o que fizeram com propriedade - 44x6), precisavam contar com derrotas dos Bears e dos Bucs. A derrota dos Bears em Houston até que foi normal, mas a derrota dos Bucs para os Raiders em Tampa foi uma das maiores surpresas da temporada. Os Eagles, que atravessaram uma crise após o empate com os Bengals na semana 11 (jogo que teve um dos momentos mais patéticos da temporada, quando Donovan Mcnabb afirmou que não sabia que o jogo poderia terminar empatado) e a derrota humilhante em Baltimore na semana 12, que culminou com a colocação de McNabb no banco, se recuperaram, conseguiram a vaga e agora há pouco venceram os Vikings em Minnesota por 26x14 e se classificaram para enfrentar os Giants em NY na semana que vem, naquele que promete ser o melhor jogo do Divisional Weekend. De todos os times que se classificaram nessa semana, acredito que os Eagles são aqueles que têm mais chances de provocar uma surpresa na próxima semama.

Ontem, os Atlanta Falcons foram jogar em Arizona com técnico e QB novatos, contra o experiente time dos Cardinals, que dificilmente perde em casa. Dessa vez eu acertei na previsão: Matt Ryan não teve uma noite das melhores, sofreu algumas interceptações e os experientes Kurt Warner (QB) e Edgerring James (RB) conduziram os cardinals à vitória por 30x24. Mas agora vão jogar em Carolina e não terão a menor chance - considero a maior barbada da próxima semana.

No único jogo que eu não assisti, mas que era a maior barbada do final de semana, os Baltimore Ravens venceram os Miami Dolphins com facilidade: 27x9 e agora vão a Tennessee enfrentar os Titans num jogo equilibradíssimo das 2 melhores defesas da NFL. Ainda considero os Tintas favoritos, mas num jogo com um placar provavelmente baixo e apertado.

Três acertos em quatro jogos - nada mal.

Para terminar, gostaria de comentar sobre algumas punições que vêm sendo aplicadas para algumas comemorações dos touch downs - comemorações excessivas ou "ensaidas" passaram a ser punidas nessa temporada. Confesso que não entendo a razão disso. Se for ofensiva ou desrespeitosa ao adversário, vá lá, mas quando não é o caso, não faz sentido. Para piorar, as comemorações que os jogadores dos Green Bay Packers costumam fazer no Lambeau Field, se jogando na torcida após os TD's, não sofrem a mesma punição, o que é correto, mas mostram que o critério é ridículo, pois mais não existe comemoração mais "ensaiada" do que essa (parece que até tem nome). É tão ridículo quanto dar cartão amarelo para um jogador de futebol que comemora demais depois de um gol... ora, se demorou muito comemorando, que seja acrescentado mais 1 ou 2 minutos ao final do jogo. Se o jogador levantou a camisa, coisa que mexe com a questão de esconder a imagem do patrocinador no momento mais importante, que seja multado pelo clube, que é quem pode se considerar prejudicado, mas não advertido pelo árbitro.

Na semana que vem os 4 jogos do Divisional Weekend serão transmitidos pela TV, sendo os dois da AFC pela ESPN e os dois da NFC pela Bandsports. Prato cheio.

.

Nenhum comentário: