sábado, 24 de janeiro de 2009

41 JOGOS DEPOIS...


A maioria dos times da NBA já disputou ou está prestes a disputar o 41º jogo da temporada, marcando sua metade. Pelo menos no caso da NBA, ao contrário da NFL , minhas previsões de início de temporada estão se mostrando bastante acertadas – ainda bem que pelo menos quando o assunto é basquete ainda consigo dar uma dentro. Atualizando as previsões e o que rolou até agora (a classificação atualizada pode ser vista aqui):

Nessa temporada podemos ter, pela segunda vez na história e a primeira desde 1998, 4 times com mais de 60 vitórias: Lakers, Celtics, Magic e Cavs, sendo que mais de um pode terminar com mais de 65 vitórias, o que será histórico. Em 1998, os 4 times foram Bulls (62), Jazz (62), Sonics (61) e Lakers (61).

Boston Celtics e Los Angeles Lakers confirmaram o posto de favoritos, assim como terminaram a temporada anterior. Os Lakers estão mais tranqüilos do Oeste, mantendo uma vantagem de pelo menos 5 jogos sobre os mais próximos (San Antonio, Denver e New Orleans). A “profundidade” do time, que possui pelo menos 11 jogadores disponíveis para a rotação está fazendo a diferença, mesmo com algumas contusões recentes, que não fizeram o efeito que fariam em outros times. Essa profundidade permite até que os minutos de Kobe Bryant sejam reduzidos, especialmente nos jogos mais tranqüilos, o que é muito importante principalmente devido ao fato de que já chegou aos 30 anos e praticamente não teve férias por estar envolvido com a seleção em Pequim. Com essa redução dos minutos, espera-se que ele esteja com melhores condições físicas nos playoffs, ao contrário do que foi visto nas finais do ano passado. E ele demonstra não se importar com isso, mesmo que a conseqüência dessa decisão praticamente o elimine da disputa de MVP da temporada (volto a esse assunto daqui a pouco).

CONFERÊNCIA LESTE

- Os Celtics começaram a temporada arrasadores, com 27 vitórias nos primeiros 29 jogos. Parecia que defenderiam o título de qualquer forma e começaram a surgir comparações com o Chicago Bulls de 96, que até hoje possui o recorde de 72 vitórias em uma temporada. Diziam que o recorde poderia cair. Porém, o que se seguir foi uma sequência de 7 derrotas em 9 jogos, trazendo-os de volta ao mundo dos mortais. A perda de jogadores importantes do ano passado, como James Posey (transferido para New Orleans) e PJ Brown (aposentado), fez com que o time perdesse opções no banco de reserva e, mesmo com a explosão do armador Rajon Rondo, o time cheio de veteranos (Garnet, Pierce, Allen), parece ter sentido a sequência de jogos (foi o time que mais jogou até agora) e esse deve ser a principal razão da queda de rendimento. Agora, parece que recuperaram o ritmo e já emendaram mais 7 vitórias consecutivas.

- Continuando na Conferência Leste, uma das coisas mais curiosas dessa primeira metade da temporada é que, mesmo com o começo arrasador, os Celtics (27-2) não conseguiram abrir vantagem significativa dos perseguidores mais próximos, que são o Cleveland Cavaliers e o Orlando Magic. Durante a sequência de derrotas os Celtics foram ultrapassados por ambos, que chegaram a assumir a liderança da conferência em momentos distintos. Os Cavs ainda está invicto em casa (20-0) e o Magic mostrou que pode brigar de igual para igual com todo mundo (na última semana fez uma excursão pelo Oeste e voltou com 3 vitórias contra nada mais, nada menos que Lakers, Spurs e Nuggets). Confesso que não vejo no Magic um time com condições de bater Boston ou Cleveland numa série de 7 jogos, pois o time depende basicamente dos arremessos de 3 pontos de Turkoglu, Rashard Lewis e Jameer Nelson (aliás que temporada desse último, o que ele tem me ajudado no Fantasy é uma enormidade) e numa série longa acredito que isso não seja suficiente, falta um “algo a mais”, mas não deixa de ser um excelente time de temporada regular (e pra mim, até agora, Stan Van Gundy é o técnico do ano). Já o Cleveland...

- Os Cavs mostram que chegaram para brigar com os Celtics pela hegemonia do Leste. As contas são simples: nos playoffs de 2008 levaram os Celtics para o jogo 7 e ameaçaram desclassificar aqueles que seriam os campeões; agora os Celtics perderam 2 peças importantes (Posey e Brown), enquanto os Cavs não só não perderam ninguém como time está mais entrosado (lembrem-se que no ano passado Bem Wallace, Delonte West e Wally Zcerbiack eram recém chegados numa troca de meio de temporada). E Lebron James está fazendo uma temporada monstruosa – é uma força da natureza, imparável e ainda por cima melhorou a sua maior deficiência, que eram os arremessos de média e curta distância. Os Celtics podem até terminar a temporada com a melhor campanha, mas nos playoffs, estou ainda mais convicto da minha previsão de que os Cavs levarão o título do Leste.

- Completando a análise do Leste, mais algumas previsões que se confirmaram: o renascimento do Miami Heat, com a recuperação total de Dwyane Wade, que está fazendo uma temporada espetacular, a afirmação do Atlanta Hawks, que mostrou que não levou os Celtics a 7 jogos nos playoffs do ano passado por acaso e os Pistons se mantendo como aquele time que está sempre por ali (volto a eles daqui a pouco). Daí pra baixo, é tudo um balaio de gatos, sendo que a maior decepção seja o Philadelphia 76ers, que começou muito mal, mas que agora está se recuperando, mesmo sem contar com Elton Brand, machucado (e me atrapalhando no Fantasy), e já está entre os 8 que se classificariam para os playoffs. Dos oito times nos quais eu havia apostado para os playoffs, apenas o Toronto deverá ficar de fora.

Antes de passar para a Conferência Oeste, vale mencionar a única troca realmente relevante na liga até agora, que envolveu a ida de Chauncey Billups para Denver e de Allen Iverson para Detroit. O General Manager dos Pistons Joe Dumars havia dito ao final da última temporada que precisava fazer alguma coisa com o time e que ninguém estaria seguro. E sobrou exatamente para o MVP das finais de 2004, último título da equipe: Billups, que não só foi enviado para Denver, como viu Iverson assumir não só o seu lugar no time, como também o número de sua camisa (A.I. está utilizando o nº 1). Para Detroit, pouca coisa mudou e o único que se beneficiou com a troca foi o armador reserva Rodney Stuckey, que vem mostrando que pode ser um armador realmente bom. De resto, Rip Hamilton perdeu espaço, Tyshawn Prince viu-se obrigado a jogar de Power Forward, o que está sendo revisto agora, o próprio Iverson está com seus números em queda e o time mantém uma campanha mediana. Já para o lado do Denver...

CONFERÊNCIA OESTE

- Já falei sobre os Lakers no início desse post e, para o time de Los Angeles, qualquer resultado que não seja o título do Oeste será considerado fracasso. Voltando ao Denver Nuggets, a troca com Detroit voltou a equilibrar o time, pois a bola deixou de ter que ser dividida entre Iverson e Carmelo Anthony, já que esse último voltou a ser a principal opção ofensiva, Billups trouxe uma qualidade já conhecida na armação, fazendo todo o time jogar melhor, incluindo Nenê, que está em sua melhor temporada. Até o técnico George Karl parece ter ressuscitado. Resultado: os Nuggets passaram de um time que iria apenas brigar por uma vaga nos playoffs para os postulantes ao número 2 da conferência, ao lado dos Spurs e Hornets.

- Falando nos Spurs, eu havia escrito na minha previsão de início de temporada que não era louco de apostar contra eles. E eles vêm mostrando que ninguém deve ser louco de fazer isso, pois estão se mantendo na briga pelo número 2 do Oeste, ao lado do Denver, Tim Duncan está com uma temporada monstruosa, Ginobili se recuperou da contusão no tornozelo e começa a dar sinais de que estará 100% nos playoffs, Tony Parker está virando uma máquina de fazer pontos e até os novos coadjuvantes, em quem eu não mostrava muita confiança, estão decidindo jogos importantes, especialmente Roger Mason. Junte tudo isso a um dos melhores técnicos da NBA, Greg Popovic (pra mim, um dos dois melhores, ao lado de Phil Jackson) e todos sabemos o estrago que eles podem fazer.

- Os Hornets poderiam estar melhor, ainda mais com a adição de James Posey, mas ninguém consegue explicar o que aconteceu com Tyson Chandler, que não é sombra do jogador do ano passado (será que a perda da vaga no time que foi para Pequim o afetou tanto assim?). Chris Paul continua espetacular (um dia será considerado um dos 5 melhores armadores da história da NBA, talvez atrás apenas de Magic Johnson e Oscar Robertson, no mesmo nível de John Stockton, Isiah Thoma e Jason Kidd).

- O Utah Jazz vem sofrendo com as contusões dos seus dois principais jogadores, primeiro Deron Willians, no início do ano e, depois que este se recuperou, de Carlos Boozer, que ainda está fora (espero que volte logo para me ajudar no Fantasy). Não fossem as contusões, estaria brigando com Spurs, Hornets e Nuggets pelo número 2.

- Os Rockets também vêm sofrendo com contusões, mas nesse caso já era esperado, considerando o histórico de Ron Artest e Tracy McGrady (atualmente fora de ação) e Yao Ming, que vem se mantendo saudável, mas que também apresenta um histórico duvidoso, jogando em média apenas 55 jogos nas últimas 3 temporadas.

- O Portland Trailblazers também confirma a previsão de ser um time sensação e vai se classificar aos playoffs. Talvez ao lado do Atlanta Hawks seja um dos times mais legais de se asssistir.

- Até aqui estou preenchendo 7 vagas do Oeste. Para a última, parece que a briga vai ficar entre os dois times veteranos (nos quais eu já tinha colocado um ponto de interrogação na minha previsão): Dallas e Phoenix. Os Suns estão tentando se adaptar à mudança de estilo após a saída do técnico Mike D’Antony, o que colocou um fim à era do “Seven Seconds or Less”. Se tivesse que apostar hoje, apostaria nos Suns para a oitava vaga e deixaria os Maverics de fora dos playoffs. Também estaria acertando 7 das 8 vagas dos playoffs, sendo que não contava exatamente com o Denver, mas sem saber que o Billups transformaria o time.

MVP

Parece que Lebron James vai cumprir as expectativas e levar o MVP pra casa nesse ano. Já escrevi: o cara é um monstro. Devemos ter uma sequência de 10 anos nos quais ele vai dominar a liga e vai entrar definitivamente nas discussões sobre os 10 melhores de todos os tempos. Dwyane Wade é o segundo na minha lista (voltou a ser aquele de 2006 – azar de quem enfrentá-lo nos playoffs), Kobe o terceiro (já expliquei antes), Chris Paul o quarto e Dwight Howard o quinto. Merecem destaque Tim Duncan, Chauncey Billups, Joe Johnson, Brandon Roy e Kevin Durant (o moleque está explodindo!). Com esses 10 caras em montaria o time e desafiaria a seleção do Universo, caso a Terra estivesse em perigo, e venceria.

Resumindo tudo: pelos números, seriam 5 times com condições reais de título: Lakers, Celtics, Cavs, Spurs e Magic. Na prática, deixaria Orlando de fora (mesmo com a possibilidade real de terminar com mais de 60 vitórias). Hornets, Nuggets e Jazz podem melhorar na segunda metade da temporada e entrar na briga (talvez não pelo título, mas por uma vaga na final do Oeste). E os playoffs desse ano têm tudo pra ser um dos melhores dos últimos tempos. E mantenho minha previsão de uma final entre Lakers x Cavs, Lebron x Kobe.

.

Nenhum comentário: