sexta-feira, 31 de outubro de 2008

NFL - PREVISÕES DA METADE DA TEMPORADA

Estamos praticamente na metade da temporada de 17 semanas da NFL (National Football League). Alguns times já jogaram 8 vezes e alguns apenas 7 (de um total de 16 jogos). Essa temporada está relativamente estranha e difícil de prognosticar, pois alguns resultados saem totalmente da lógica – equipes ganham jogos improváveis e perdem jogos fáceis. Algumas divisões são MUITO fortes, enquanto outras são MUITO fracas. Até o ano passado, a NFC era considerada a conferência mais fraca, considerando os resultados dos Super Bowl’s dessa década, especialmente devido a hegemonia do New England Patriots (campeões em 2001, 2003 e 2004) e dos títulos dos Pittsburgh Steelers (2005) e do Indianapolis Colts (2006). Porém, desde a mega surpresa do último Super Bowl, quando os New York Giants venceram os favoritíssimos New England Patriots naquela que é considerada uma das maiores zebras da história, parece que a maré mudou.

Mesmo assim, na função de palpiteiro, vou dar o meu pitaco e fazer algumas análises e prognósticos (a classificação atualizada pode ser conferida aqui:

(Para quem não acompanha, a forma de disputa do campeonato é a seguinte: são duas ligas (NFC e AFC), cada uma com 4 divisões de 4 times, totalizando 32 equipes. Cada time joga 16 vezes: 6 no esquema turno e returno dentro da divisão, 4 com todos os times de outra determinada divisão da AFC, mais 4 contra todos os times de outra divisão da NFC e 2 jogos contra times das duas divisões restantes da mesma conferência e que ficaram na mesma posição, dentro de suas respectivas divisões, no ano anterior. Classificam-se para os playoffs 6 times em cada conferência, sendo os 4 campeões de cada divisão, mais 2 “wild-cards”, que são os times de melhor campanha entre os restantes. Os campeões de cada conferência disputam o Super Bowl. Complicado?)

Na análise a seguir não vou perder tempo em citar aqueles times que não têm a menor condições de ir aos playoffs. Por isso, vou escrever os nomes deles apenas uma vez (e no máximo mais uma ao apresentar os times de cada divisão, mas sem analisá-los): Detroit Lions, Seattle Seahawks, St.Louis Rams, San Francisco 49ers, Cincinnati Bangles, Oakland Raiders e Kansas City Chiefs: até o ano que vem para vocês!

1)NFC (Liga Nacional)

NFC EAST – sem sombra de dúvidas é a divisão mais forte de toda a NFL, com NY Giants, Dallas Cowboys, Washigton Redskins e Philadelphia Eagles. Se não houvesse a regra de classificar ao menos um por divisão, eu apostaria que esses 4 se classificariam. Mas um deles vai ficar de fora. Inicialmente, eu achava que os favoritos seriam os Cowboys (5-3) e os Eagles (4-3), mas ambos perderam jogos que não poderiam perder. Os Redskins (6-2), por sua vez, conseguirem vitórias importantes exatamente em Dallas e em Philadelphia, mas na sequência perderam para os Rams (até então um dos piores times da liga) em casa. Já os atuais campeões Giants (6-1), começaram a temporada arrasadores, mas com uma tabela fácil e mesmo assim com uma derrota inesperada em Cleveland. Porém, vêm de uma vitória contra os poderosos Steelers, em Pittsburgh, demonstrando que têm condições de vencer todo mundo. Esse jogo foi o primeiro de uma segunda metade de temporada bem mais difícil, que inclui jogos em Dallas, em Philadelphia, em Washignton, em Arizona, além de jogos em casa contra Dallas, Philadelphia, Carolina e Baltimore. Impossível de apostar numa ordem, mas acredito que Giants e Cowboys se classificam. O terceiro lugar na divisão e provável wild-card nos playoffs deverá ser dos Redskins, pois as vitórias em Dallas e em Philadelphia terão um peso grande (e ainda receberá ambos em casa). Os Eagles dependem da condição de Brian Westbrook – se ele voltar realmente recuperado da contusão (e pela última semana parece que voltou), ainda têm uma chance, que eu considero menor. Quem vencer essa divisão deverá ser o representante da NFC no Super Bowl.

NFC NORTH - Chicago Bears (4-3), Green Bay Packers (4-3), Minnesota Vikings (3-4) e Detroit Lions (0-7): Eu descartaria Minnesota da briga (tabela mais difícil e já perdeu em Chicago e em Green Bay). Os Packers começaram bem com 2 vitórias, mas perderam 3 seguidas e agora voltaram a vencer 2 vezes consecutivas. Dependem da afirmação de Aaron Rogers como QB substituto do Brett Favre. Aposto nos cabeças-de-queijo.

NFC SOUTH - Carolina Panthers (6-2), Tampa Bay Buccaneers (5-3) Atlanta Falcons (4-3) e New Orleans Saints (4-4): Os Bucs têm uma das melhores defesas da NFL, mas ainda terão que jogar em Carolina. Mesmo assim, apostos neles, considerando a vitória que tiveram em casa contra os Panthers (27-3) e na tabela ligeiramente mais tranqüila.

NFC WEST – Arizona Cardinals (4-3), Seatle Seahawks (2-5), San Francisco 49ers (2-5) e St Louis Rams (2-6): Se a NFC East é a divisão mais forte da NFL, a NFC West é, de longe, a mais fraca. O primeiro que conseguir 7 vitórias leva a divisão e a vaga nos playoffs. Como Arizona não costuma perder em casa, levará com tranqüilidade.

2) AFC (Liga Americana)

AFC EAST – New England Patriots (5-2), Buffalo Bills (5-3), NY Jets (4-3), Miami Dolphins (3-4): Apesar da presença de Brett Favre nos Jets e da reação dos Dolphis em relação ao ano passado, ainda não são times confiáveis. A contusão do Tom Brady tirou todo o favoritismo dos Patriots, que ainda contam com uma bela defesa, apesar do colapso contra os Chargers e os Dolphins, o melhor técnico da liga, e uma tabela muito fácil, graças ao cruzamento com a NFC West. Essa tabela fácil também vai ajudar o Buffalo Bills. Acredito que ambos se classifiquem.

AFC NORTH – Pittsburgh Stellers (5-2), Baltimore Ravens (4-3), Cleveland Browns (3-4) e Cincinnati Bangles (0-8). Os Steelers são o melhor time da divisão e devem garantir o título sem problemas. Os Ravens ainda contam com uma defesa sólida e vão brigar pelo Wild Card.

AFC SOUTH – Tennessee Titans (7-0), Jacksonville Jaguars (3-4), Indianapolis Colts (3-4) e Houston Texans (3-4): Os Titans estão sobrando e têm a melhor defesa da liga. Na última segunda-feira mostraram um poder de recuperação muito bom ao virarem o jogo contra os Colts de Payton Manning (voz de Paulo Antunes). Com essa defesa, conseguem parar qualquer time da NFL, incluindo os poderosos ataques da NFC East. Já os Jaguars, são pra mim, juntamente com os Chargers, as maiores decepções da temporada até agora. Colts e Texans são muitos irregulares e os Texans vêm numa recuperação de 3 vitórias seguidas após perderem as 4 primeiras da temporada e ainda não considero carta fora do baralho. Qualquer um dos 3 terá condições de brigar por uma vaga no Wild Card.

AFC WEST – Denver Broncos (4-3), San Diego Chargers (3-5), Oakland Raiders (2-5), Kansas City Chiefs (1-6): Como já disse antes, a campanha dos Chargers é decepcionante, mas ainda podem se recuperar (a vitória contra os Patriots há algumas semanas foi maiúscula). Os Broncos começaram muito bem, mas podem cair. Esqueçam os outros 2 times, só estão aí para garantir 4 vitórias aos líderes da divisão.

Projeções para os playoffs:

NFC:
1. NY Giants
2. Tampa Bay
3. Green Bay
4. Arizona
5. Dallas
6, Washington.

(Fiquei muito tempo pensando se colocaria os Cowboys na posição 1 e os Giants na 5 ou vice-versa - os campeões de divisão são automaticamente classificados de 1 a 4 - e deixei os Giants por estar impressionado pela vitória recente em Pittsburgh).

AFC:
1. Tennessee,
2. Pittsburgh,
3. New England,
4. Denver,
5. Buffalo.
Para a última vaga, muita gente brigando e pode dar qualquer um: Baltimore, Jacksonville, Indianapolis, Houston e San Diego (impossível apostar em alguém).

Super Bowl: Tennessee Titans 20, NY Giants 13 (e eu fico livre de pagar um almoço ao meu amigo Vitor Ohtsuki).

Nenhum comentário: