terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LOST IS BACK!

Parece que, originalmente, a posse de Barack Obama estava prevista para a quarta-feira, dia 21 de janeiro. Mas a data teve que ser alterada, pois coincidiria com a data da estréia da quinta temporada de "LOST", o que significaria que:

1) A competição pela audiência seria desleal – a série levaria grande vantagem e a posse do 44º presidente americano da história, o primeiro negro, passaria despercebida;

2) O próprio Obama não aceitaria perder a estréia da nova temporada da melhor série da TV americana – e usar o TiVo estava fora dos planos, pois ficaria defasado nas discussões sobre o episódio na manhã do dia seguinte.

Com isso, a posse foi antecipada para a terça-feira, dia 20.


OK, eu inventei tudo isso. Tudo, menos a parte de que "LOST" é a melhor série da TV americana. Pelo menos em minha opinião. Sou um fanático por séries (tanto que estou escrevendo sobre uma delas no meu blog onde falo basicamente de esportes) e só não acompanho mais séries por absoluta falta de tempo. Atualmente estou acompanhando 4 séries: “Lost”, “Heroes”, “Friday Night Lights” e “90210” (a versão 2008 de “Barrados no Baile”). A terceira temporada do excelente “Friday Night Lights” acabou na semana passada, a terceira temporada do curioso “Heroes” está interrompida entre o final de um volume e outro (a série, além de ser dividia em temporadas, é dividida também em volumes) e "90210" está na metade da primeira temporada (e a Sony está fazendo o favor de já estar reprisando alguns episódios). Nesse meio tempo, aproveitando um período de férias no final do ano, comecei a acompanhar as aventuras de Jack Bauer no ótimo ”24”, com alguns anos de atraso – já consumi em poucos dias as duas primeiras temporadas e estou para iniciar a terceira, enquanto nos EUA acabou de estrear a sétima.

Mas quando o assunto é “Lost”, todas as demais séries se tornam secundárias. A única que conseguiu dividir minhas atenções de forma quase 50/50 foi o magistral “The Wire”, da HBO (esse sim o favorito de Barack Obama), cuja quinta e última temporada se encerrou no início de 2008. Agora, sem concorrente do mesmo nível (que Jack Bauer e Sylar não leiam isso), “Lost” volta para a sua penúltima temporada. Mas o que faz de “Lost” esse fenômeno e por que eu a considero a melhor série da TV? Explico:

A idéia inicial de “Lost” pode não ser das mais originais: sobreviventes da queda de um avião se encontram presos em uma ilha aparentemente deserta e precisam se virar para sobreviver enquanto esperam pelo resgate. Cada episódio mescla a narrativa entre o dia-a-dia na ilha e flash-back’s dos principais personagens, mostrando como era a vida de cada um antes de entrar no vôo 815 da Oceanic, que iria de Sidney para Los Angeles. Esses flash-back’s (de um personagem específico em cada episódio) mostram até algumas relações existentes entre os personagens, sem que eles soubessem. Até aí, tudo normal. Mas coisas estranhas começam a acontecer na ilha, que parece não ser deserta como se esperava. E a partir daí, a série começa a tomar rumos que a tornam diferenciada.

**************************SPOILER ALERT****************************

A partir de agora, para quem nunca assistiu a série e pretende assistir, melhor não ler o que segue (voltem no final do “spoiler alert”), pois vou citar fatos das 4 primeiras temporadas que podem “estragar a surpresa”. Eu estou avisando! Corram seu próprio risco! Recomendo que leiam novamente o parágrafo anterior, corram até a locadora ou loja mais próxima (ou mesmo ao seu programa de download favorito) obtenha e assista apenas aos primeiros 5 ou 6 episódios – você não vai conseguir parar.

Voltando à série: os sobreviventes começam a perceber as tais coisas estranhas acontecendo e a exploração da ilha leva a algumas situações novas, como o encontro com um urso polar (vivo!), a descoberta de estações científicas arcaicas (final da primeira temporada), um monstro misterioso que causa estragos por onde passa e até mesmo uma população de nativos hostis, batizados de “os Outros” (do meio para o final da segunda temporada).

Até o final da terceira temporada todo mundo ainda esperava que a série continuaria na disputa entre os sobreviventes e os “outros”, até que um dia o resgate finalmente chegaria. Mas então veio último episódio da terceira temporada. Na minha opinião o melhor episódio de qualquer série que eu já assisti até hoje.

***************************************************************
MEGA-SPOILER ALERT – SÉRIO, NÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI!
***************************************************************

Nesse episódio, o flash back se mostrou, no final, se tratar de um flash-foward, ou seja, os personagens se encontravam no futuro, já fora da ilha. Depois de recolher meu queixo do chão, assisti ao episódio outras 2 vezes, mal conseguindo acreditar. A partir daí, tudo mudou, quando ficou claro que o principal personagem da série não eram os sobreviventes, mas sim a própria ilha. A quarta temporada, agora cheia de flash-foward’s, começa a preparar o terreno para o que realmente a série trata: uma disputa pelo controle da ilha, que tem características especiais – pessoas com câncer que caíram lá deixaram de apresentar os sintomas da doença, mulheres que engravidam na ilha morrem durante a gravidez, a própria ilha causou a queda do avião por um fenômeno eletromagnético, um paraplégico voltou a andar após o acidente, entre muitas outras coisas. Ao final da quarta temporada, sabemos como alguns dos sobreviventes foram resgatados, enquanto outros ficaram na ilha. E a ilha, por sua vez, desaparece (ou "é movida"), numa tentativa do líder dos “outros” de preservá-la das buscas. E os sobreviventes que se encontram fora da ilha, agora com vidas complicadas, começam a perceber que precisam retornar à ilha para “salvá-la”.

E a quinta temporada deve se concentrar em como eles tentarão retornar à ilha e o que aconteceu com ela após ser movida, além de como seguirá a disputa pelo seu controle.

******************** FIM DO SPOILER ALERT ************************

Para quem pulou o “spoiler alert”, só posso dizer o seguinte: “Lost” vai muito além do conceito “sobreviventes numa ilha a espera do resgate”, envolve (boas) histórias que se misturam e trazem mais significado à série – muitos dos personagens estavam realmente “perdidos” (moralmente, dando mais sentido ao título da série) antes do acidente e a experiência na ilha seria nada mais que uma redescoberta de cada um; O episódio final da terceira temporada é o melhor episódio de qualquer série que eu vi até hoje – precisei recolher meu queixo do chão ao final e assistir de novo para acreditar no que tinha visto; E, mesmo que muitos mistérios demorem a ser explicados (e nem sempre são) – o maior argumento dos críticos de “Lost” é o fato de que são criados muitos mistérios e são fornecidas poucas explicações – quem entende o conceito maior da série não sente tanta falta de tais explicações.

Outra coisa que diferencia “Lost” da maioria das séries, é que já foi criada com previsão de quando acabaria – seriam 6 temporadas no total e os criadores desde o começo declaram que já desenharam todos os acontecimentos de cada uma das temporadas, ao contrário do que a maioria das outras séries – com outra exceção em "The Wire" -, que tomam rumos diferentes em função da audiência, incluindo alterações de roteiro e do número de temporadas.

Fica complicado comentar em um post todos os fatores que fazem com que “Lost” seja tão atraente e viciante sem entregar segredos e surpresas da série. Cada personagem por si é uma história complexa, com destaque para John Locke, Benjamin Linus e Desmond, entre outros. De novo, recomendo que corram à locadora ou loja mais próxima e comecem a primeira temporada. Podem me cobrar depois. E para aqueles que estão atualizados até o final da quarta temporada, nesta quarta-feira a espera acaba e a aventura continua. E é bom ter Evangeline Lilly (foto) de volta em nossas vidas...

.

2 comentários:

Danilo Balu disse...

Tenho que começar a ver... qdo voltar pro Brasil vou alugando as séries! Até por isso respeitei o spoiler alert!

Vc já viu The Shield?

Abrax
p.s.: Over There ainda me deixa boquiaberto. E Friends é a melhor das séries longas ! hahaha

Ronalto disse...

Balu, não precisa alugar... eu tenho as temporadas e te empresto.

The Shield pretendo ver, li o post no blog do Rodolfo e troquei uns e-mails com ele.

Recomendo "The Wire" - é magistral - sério!

E eu tenho Over There mas ainda não vi - ô falta de tempo! Agora só depois que me atualizar no "24".

Abraço!