sexta-feira, 5 de junho de 2009

NBA FINALS



A partir de hoje Los Angeles Lakers e Orlando Magic decidem o título da NBA. Os Lakers chegam às finais pela trigésima vez (14 títulos) e o Magic apenas pela segunda (a outra? 1995, com Shaq e Penny Haradaway no time, quando perderam para o Houston Rockets). Como já escrevi antes, chegaram os dois melhores times. O Cleveland Lebrons, mesmo com a melhor campanha da liga na temporada regular, não foi páreo para Dwight Howard e companhia.

Todos os analistas que tenho lido estão muito empolgados com o momento atual do Orlando Magic, especialmente considerando a forma como eliminaram os Cavs. Mas não vamos nos esquecer de que esse mesmo time teve certa dificuldade para eliminar o Philadelphia 76ers - a série chegou a ficar 2x2 e boa atuação mesmo somente no jogo 6 - e o que sobrou do Boston Celtics sem Kevin Garnett - chegaram a estar perdendo a série por 3x2 quando o técnico Stan Van Gundy finalmente percebeu que a melhor formação a ser colocada em quadra era, vejam só!, a formação com os 5 melhores jogadores (Lee, Pietrus, Turkoglu, Lewis e Howard)!!!!´

É verdade que a série contra os Cavs mostrou que o time é muito forte, tem um belo conjunto, consegue mesclar muito bem o jogo interno com Dwight Howard e o jogo externo com as bolas de 3 pontos (47% de acerto na final do leste!). Mas é verdade também que os coadjuvantes de Lebron não fizeram nada para ajudar, o que só facilitou a vida do Magic. Mas agora, o melhor jogador do adversário (Kobe) terá um elenco de coadjuvantes que poderão ajudá-lo caso a marcação consiga segurá-lo. Pau Gasol vem numa temporada incrível e de uma participação consistente nos playoffs. E Trevor Ariza e Lamar Odom mostraram que têm condições de fornecer o extra que falta para o time chegar sempre num nível acima dos demais. Lembrando do meu post no qual listei os campões dos últimos 20 anos, vejo muito mais jeito de campeão no trio Kobe-Gasol-Odom do que Howard-Lewis-Turkoglu.

Nos dois jogos da temporada regular, foram 2 vitórias do Orlando. Mas vale lembrar que o fator decisivo nos dois jogos foi Jameer Nelson, que somou 55 pontos nos dois jogos, mas fora das quadras desde março (essa contusão quase destruiu meu time no fantasy, ainda bem que eu também tinha o Derick Rose). É o tipo de armador-penetrador que causa problemas a Derek Fisher, como Tony Parker sempre causou e Aaron Brooks causou na série contra os Rockets. Estão falando numa possível volta de Nelson para as finais, mas acredito que a falta de ritmo não permita que cause muito estrago.

Sem Jameer Nelson para atrapalhar e a imagem que os Lakers deixaram nos dois últimos jogos da série contra os Nuggets dão uma boa perspectiva para o time de LA, que passou a dividir melhor as chances de arremessos entre todos os jogadores, Kobe Bryant reduziu a quantidade de arremessos e aumentou o número de assistências, o triângulo ofensivo funcional quase à perfeição, alguns reservas começaram a participar mais ativamente, especialmente Shanon Brown (que chegou no meio da temporada como "troco" de uma troca com os Bobcats, cujo objetivo maior era enxugar a folha de pagamento com a ida de Vladimir Radmanovic, e ganhou a posição de segundo armador de Jordan Farmar) e Luke Walton. Trevor Ariza está arremessnado 50% dos 3 pontos, já contribuiu com jogadas defenisivas importantes e poderá tirar vantagem da velocidade sobre Hedo Turkoglu. Bynum tem tamanho para incomodar Dwight Howard - nem é necessário que ele apareça ofensivamente, já que isso não vem acontecendo e não está fazendo falta. Mesmo que ele se limite a complicar a vida do Superman no garrafão, impedindo enterradas fáceis e mandando-o para a linha do lance-livre, seu maior problema, já terá cumprido o papel. E Rashard Lewis terá Gasol e Odom para marcá-lo, acabando com a vida "fácil" que teve contra Anderson Varejão e Zydrunas Ilgaukas. Além disso, espero que os Lakers não caiam no mesmo erro dos Cavs, que dobravam a marcação em Dwight Howard e permitiam os arremessos de 3 pontos.

E temos Kobe Bryant, que está numa missão de conquistar finalmente um título como o melhor jogador do time (em 2000, 2001 e 2002 ainda estava à sombra do Shaq). Esse título poderá colocá-lo definitivamente na lista dos 10 melhores jogadores da história. E parece que ele percebeu o "como fazer", a exemplo dos dois últimos jogos da final do Oeste, que finalmente confia em seus companheiros e que sabe que não terá muitas oportunidades daqui para frente, pois seu "relógio" já passou da marca de 1100 jogos na carreira e nos anos seguintes os adversários tendem a ser mais difíceis. A hora é agora, ele sabe disso. Esse excelente texto de J.A. Adande aborda isso muito bem.

Por isso, dessa vez acredito realmente que os Lakers têm todas as condições de conquistar o primeiro título desde 2002. E Phil Jackson se tornará o técnico mais vitorioso de todos os tempos, conquistando seu décimo título, desempatando a marca que tem com o legendário Red Auerbach, que tem 9 títulos com os Celtics.

Os especialistas da NBA estão divididos nas opiniões - alguns acham que serão em 6 jogos, outros em 7. Na minha opinião, o mais lógico é que a série termine em 6 jogos, com os Lakers vencendo os dois primeiros em casa, um dos 3 jogos em Orlando e fachando a série quando esta voltar a L.A. Porém, no bolão que estou participando, estou apenas na sexta colocação e preciso acertar o placar da série sem que ninguém que esteja na minha frente acerte para tentar ganhar a bolada. É provável que pelo menos um desses aposte numa série de 6 jogos e outro aposte numa série de 7 jogos. Por isso, vou apostar nas diferenças que eu citei entre os dois times, vou confiar que Lamar Odom apareça com suas boas apresentações com uma frequência maior que o normal, quando o time fica quase imbatível, que Rashard Lewis e Hedo Turkoglu não terão a mesma vantagem nos matchups que tiveram contra os Cavs e na determinação de Kobe. No bolão, vou de Lakers em 5 jogos. O provável: Lakers em 6 jogos.

Nenhum comentário: