sexta-feira, 5 de junho de 2009

JOGO 1 - LAKERS 100, MAGIC 75



Quando, logo no começo do jogo, percebi que Andrew Bynum marcou 8 dos primeiros 14 pontos dos Lakers, e que Dwight Howard recebeu algumas pancadas que o impediram de trabalhar confortavelmente dentro do garrafão, entendi o recado: os Lakers vão agredir o garrafão do Magic e Dwight Howard vai ter que lutar muito para pontuar. E foi assim o jogo inteiro. Howard teve apenas 1 arremesso certo no jogo todo (1/6) e seus outros 10 pontos (12 no total) vieram de lances-livres (10/16). Os Lakers evitaram dobrar a marcação no pivô do Magic, protegendo os arremessadores posicionados no perímetro e, quando esses eram acionados, estavam sempre arremessando pressionados (apenas 29% de aproveitamento). Entendeu como se faz, Mike Brown?

Lamar Odom (11 pts, 14 rebs) e Pau Gasol (16 pts, 8 rebs) deram a contribuição que se esperava. Luke Walton entrou bem e Bynum mostrou um bom começo, sofrendo depois com as faltas (parte da estratégia de conter Howard). E foi Kobe Bryant (ele definitivamente está numa missão) que comandou o ataque: 40 pontos, 8 assistências, 8 rebotes. Números de Lebron que, com um bom suporte dos companheiros, foram demais para o time de Stan Van Gundy.

Mas foi a defesa dos Lakers que fez a difereça - parece que eles realmente aprenderam com os Celtics nas finais do ano passado. Turkoglu foi muito bem marcado por Trevor Ariza e Luke Walton, Rashard Lewis sofreu com Lamar Odom e Paul Gasol, Dwight Howard não teve vida fácil e os arremessadores (Pietrus, Alston, Lee) nunca conseguiram estar livres. Nem Jameer Nelson, que voltou após 4 meses devido a uma contusão no ombro e havia sido o diferencial nas duas vitórias do Orlando na temporada regular, conseguiu achar um bom ritmo.

Um vitória maiúscula para abrir a série. Mas playoffs são feitos de matchups e ajustes. Os matchups começaram todos favoráveis aos Lakers e agora teremos que ver se Stan Van Gundy é capaz de ajustar sua parte ofensiva. Vamos ver se ele entra em pânico e começa a dobrar a marcação em Kobe Bryant (acredito que não). Espero um jogo 2 mais equilibrado, especialmente pelo fato de que agora o time do Orlando não estará mais se sentindo como um turista, deslumbrado com os holofotes de uma final, mas ainda acho que os Lakers encaixaram um jogo que, se tiver a execução mantida, trará mais uma vitória.

Phil Jackson tem, em sua carreira, 43 vitórias em primeiros jogos de séries de playoffs. Dessas 43 séries, ele venceu... as QUARENTA E TRÊS!!!! E começou muito bem a quadragésima-quarta.
.

Um comentário:

Fábio Fofão disse...

Concordo Ronalt.

Se não for feito nada, os Lakers atropelam os Magics. Mas, depois de tudo que o Orlando fez, fica sempre uma pulguinha atrás da orelha.
abs