sexta-feira, 29 de maio de 2009

CONTINUANDO...

ORLANDO MAGIC x CLEVELAND CAVALIERS - JOGO 4


A campanha da temporada regular do Cleveland somada ao desempenho monstruoso do Lebron James no ano todo, que lhe rendeu com justiça o prêmio de MVP, acabaram por mascarar algumas coisas. É lógico que falar depois do fato é mais fácil, mas se lembrarmos de alguns dados, chegaremos à conclusão de que a vitória parcial do Orlando Magic na série por 3x1 e com chances de reais de classificação para das finais da NBA não veio do nada:


- O Orlando Magic, nos 8 jogos que realizou contra os teoricamente 3 melhores times da liga no ano (Lakers, Cavs e Celtics) conseguiu 6 vitórias e apenas 2 derrotas. Venceu os 2 jogos que disputou contra os Lakers;


- O segundo melhor jogador do Cleveland é o Mo Williams, que só foi para o All Star Game devido a contusões de outros escolhidos na sua frente. Se pensarmos bem, não conseguiremos lembrar de campeões com um elenco sem pelo menos uma outra estrela ou, no mínimo, 2 jogadores de alto nível para ajudar o Superstar. Olhemos os últimos 20 anos:

  • Detroit Pistons (89 e 90): Isiah Thomas, Joe Dummars, Dennis Rodman e Bill Lambier;
  • Chicago Bulls (91, 92, 93, 96, 97, 98): Michael Jordan e Scottie Pippen, mais Horace Grant (nos 3 primeiros títulos), Tony Kukoc e Dennis Rodman (nos 3 últimos)
  • Houston Rockets (94 e 95): Hakeen Olajuwon, Kenny Smith, Clayde Drexler, Robert Horry
  • LA Lakers (00, 01 e 02): Shaq e Kobe, mais Robert Horry, Rick Fox e Ron Harper
  • San Antonio Spurs (99, 03, 05 e 07): David Robinson, Tim Duncan e Sean Elliot (99), Duncan, Tony Parker, Manu Ginobili e Robert Horry (03, 05 e 07)
  • Detroit Pistons (04): Chauncey Billups, Rip Hamilton e Rasheed Wallace
  • Miami Heat (06): Dwyane Wade e Shaq mais Bennett Salvatore (sim, ele mesmo, o árbitro!)
  • Boston Celtics (08): Kevin Garnet, Paul Pierce e Ray Allen
Olhando essa lista, podemos chegar a duas conclusões:

1) A carreira do Robert Horry é impressionante (7 títulos em 3 times diferentes);

2) Esse time do Cleveland precisa de mais um jogador de nível All-Star para ajudar a Lebron James. Seus atuais companheiros (Mo Williams, Delonte West, Zildrunas Ilgauskas, Anderson Varejao, Ben Wallace, Joe Simth, Wally Szczerbiak) não se comparam, pelo menos na minha opinião, a nenhum dos times da lista. Alguém pode dizer que o time dos Pistons de 2004 não tinha nenhum superstar, mas estamos falando de um dos melhores desempenhos coletivos da história. Olhando esse time dos Cavs, bastou o Magic acertar a marcação nos jogadores de perímetro e forçar Lebron a jogar na base do um-contra-cinco e todo o suposto coletivo do time de Mike Brown foi para o espaço. Lebron está com médias de 42-7-7 na série. O que isso quer dizer? Que a mensagem do Orlando é a seguinte: se quiser nos bater, vai ter que ser sozinho, vamos anular o resto do time.

Estou dizendo que a série já acabou? Claro que não! Tenho juizo suficiente para não apostar contra uma super-estrela do porte de Lebron James. E não podemos nos esquecer que, dos 4 jogos realizados até agora, 2 foram decididos com vantagem de apenas um ponto e um foi para a prorrogação. Mas que será uma clamorosa supresa (by Claudio Carsughi), ah, vai! O Magic está com vantagem em todos os outros matchups e consegue combinar muito bem o jogo interno com Dwight Howard e externo (as bolas de 3 pontos). No jogo 4 isso ficou evidente.

Quanto ao jogo de hoje à noite, não ficarei surpreso se tivermos Bennett Salvatore (co-MVP das finais de 2006) como um dos árbitros, o que significará que LBJ terá a seu favor pelo menos 25 lances-livres.

LAKERS X NUGGETS - JOGO 5

Apesar do equilíbrio absoluto dos 3 primeiros quartos (todos terminaram empatados), ficou claro que, quando os Lakers conseguem que um terceiro jogador adicione uma boa atuação àquilo que Kobe e Gasol fazem regularmente, é um time muito difícil de ser batido (mais uma demonstração da questão da lista de campeões acima). Ontem foi a vez de Lamar Odom, que foi decisivo (19 pts, 14 rebs). E a melhor notícia da noite é que Kobe Bryant fez apenas 22 pontos, enquanto distribuía assistências e envolvia todo o time na parte ofensiva. E quando o triangulo ofensivo funciona dessa forma, a coisa complica para o adversário. E, agora, o time de LA está a apenas 1 vitória da final.
.

Nenhum comentário: