quarta-feira, 22 de outubro de 2008

WORLD SERIES


Ao contrário de 2004 e 2007, os Red Sox não conseguiram finalizar mais uma virada histórica na ALCS. Após estarem perdendo por 3x1 na série e 7 eliminações do início das férias, quando perdiam por 7x0 no 7º inning do jogo 5, conseguiram não só virar aquele jogo, como vencer o jogo 6 em Tampa e forçar o decisivo jogo 7 no Tropicana Field.

Mas, quando todos esperavam que o momento estava com os Red Sox e que a inexperiência dos Rays pesaria, tivemos um jogo 7 com uma atuação memorável do arremessador Matt Gazar, que só permitiu uma corrida no 1st inning (um HR do Dustin Pedroia) e depois disso anulou o ataque de Boston, que havia voltado a funcionar nos jogos 5 e 6. Final de jogo: Tampa Bay Rays 3, Boston Red Sox 1.

E os Rays conseguem se transformar numa das maiores surpresas da história. Saíram de uma campanha de 96 derrotas em 2007 para 97 vitórias em 2008 (somente na temporada regular – 162 jogos) Antes de a temporada começar, pagavam 150 dólares para cada dólar apostado em Las Vegas caso conquistassem a World Series. Ganharam uma divisão onde havia Boston Red Sox e New York Yankees. Isso sim é história de Cinderela.

Ainda precisam passar por mais um adversário, o Philadelphia Phillies, campeão da National League, pela primeira vez na World Series desde 1993 e que conquistaram o título apenas em 1980. Confesso que não conheço muito o time dos Phillies, mas vou manter o meu palpite da prévia que fiz dos playoffs: Tampa Bay em 6 jogos. Tudo bem que na minha prévia o adversário seria o Chicago Cubs, mas por princípio vou manter o mesmo critério de sempre, que é apostar no time da liga mais forte (no caso a AL). Nem sempre isso funciona: em 2006 o St Louis Cardinals surpreendeu ao vencer o Detroit Tigers na final, uma das poucas vezes em que o time da NL venceu o campeonato. O mesmo aconteceu em 1995 (Atlanta Braves), 1997 e 2003 (Florida Marlins) e 2001 (Arizona Diamondbacks). Nos dois últimos casos (2001 e 2003) foram títulos mais do que comemorados por esse que vos escreve, já que foram em cima dos Yankees.

Mesmo apostando nos Rays e não conhecendo o time dos Phillies, começo as séries simpatizando um pouco com Philadelphia, pois é uma das cidades mais sofridas dos Estados Unidos em termos de conquistas esportivas. O último grande título da cidade foi em 1983 com os 76ers (NBA). Antes disso, os próprios Phillies em 1980 e os Flyers (NHL) em 1974 e 1975. Tentei vasculhar na memória alguma cidade mais sofrida, considerando as grandes cidades com pelo menos 3 times profissionais, e só consegui pensar em Seattle, que desde 1978 não comemoram um título (Sonics, NBA) e ainda teve seu time de basquete seqüestrado nesse ano, quando foi movido para Oklahoma City, se transformando nos Thunders. Até Tampa, com times jovens, já comemorou títulos recentes com os Bucs (NFL, 2002) e Lightning (NHL, 2004). Mas Philadelphia vem sofrendo há 25 anos, com algumas poucas tentativas de sucesso como os 76ers em 2001 e os Eagles em 2004, mas sempre na base do quase. Até Atlanta, com os Braves e Miami, com o Heat e os Marlins, já conseguiram sair da miséria mais recentemente.

É verdade que esse série não terá nem de perto o mesmo atrativo que uma série entre Dodgers x Red Sox teria - os executivos da FOX ainda devem estar batendo com a cabeça na parede - e as audiências deverão ser baixas, mas vamos acompanhar as séries dentro do possível, começando nesta quarta-feira, às 22h00, em Tampa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava indo mto bem até o: "é uma das cidades mais sofridas dos Estados Unidos em termos de conquistas esportivas"...
Lamentável! A cidade do Rocky queria mais o quê???
Abrax
Danilo Balu