domingo, 19 de outubro de 2008

ANOTHER COMEBACK?

Em 2004 o Boston Red Sox fez história ao se tornar o primeiro time na história, (considerando as ligas americanas de Baseball e Basquete, no hóquei já havia acontecido) a vencer uma série melhor de 7 após perder os 3 primeiros jogos. Naquela séries contra o New York Yankees, após perder os dois primeiros jogos em NY, tomou uma verdeira surra no jogo 3 em Boston (19x8) e perdiam o jogo 4, também em Boston, com Mariano Rivera (talvez o maior "closer" da história do baseaball) entrando para sepultá-los de vez. Não só viraram aquele jogo, contra Mariano Rivera, como viraram a série e foram para a World Series, quando varreram o St. Louis Cardinals por 4x0 e saíram da fila de 86 anos.

No ano passado, contra o meu Cleveland Indians, também na ALCS, perdiam a série por 3x1, incluindo comentários do Manny Ramirez aceitando a derrota na série, quando o ataque explodiu no jogo 5, em Cleveland. Resultado? Nova virada na série.

E chegamos a esse ano. Final da conferência americana, contra a "Cinderela" da temporada, o Tampa Bay Rays. Durante a temporada regular, os Rays dominaram a disputada AL East a maior parte do tempo. Ganharam as duas últimas séries contra os Red Sox, uma em agosto em Boston e outra em setembro em Tampa, para evitar a perda do título da divisão. E, após os 2 primeiros jogos em Tampa, bastante equilibrados, com vitória dos Red Sox no primeiro (2-0) e dos Rays no segundo (9-8 em 11 innings), a série foi para Boston. E os Rays pareciam dominar a série. Dois massacres nos jogos 3 e 4 (9-1 e 13-4) e venciam o jogo 5 por 7-0 no 7º inning. A torcida começou a deixar o Fenway Park já pensando em 2009. Até Bill Simmons chegou a escrever um post-morten para a temporada 2008 dos Red Sox:

"The Sox were too banged up. They missed Manny. They didn't have enough reliable relievers. They had too many young guys with Schiraldian looks on their faces, too many pseudo-fans in the stands, too few free spirits in the dugout. They never should have let Josh Beckett pitch to those last two batters in Game 2. They never should have put Mike Timlin on the playoff roster, much less brought him in for the 11th inning of Game 2. And now, they were going down with a whimper. They were going to get swept in the middle three games at home, three humiliating losses to their formerly scrawny stepbrother in the AL East. Our boys seemed fine with it, and that was what really troubled us. Who was this team? Where were the guys I watched for 6½ months? Were the defending champs really handing over their title without a fight?"

Game Over, ou melhor, Series Over, certo? Não era bem assim. De repente os Red Sox conseguem uma corrida na segunda parte do 7º inning, seguido por um Home Run de 3 corridas do David "Big Papi" Ortiz, que vinha rebatento algo como 1/15 na série. 7x4 ao final do 7º inning. A torcida que ficou no estádio - provavelmente aqueles torcedores de verdade, não aqueles que só estavam lá para dizer que estava lá - começa a se agitar e de repente tudo muda. Mais 3 corridas no 8º inning e o jogo está empatado (7-7). Vem o último inning e a corrida da vitória, através de um single de JD Drew, impulsionando Kevin Youkilis para o Home Plate. O improvável aconteceu - DE NOVO! Os campeões estão vivos e acordaram.

Ontem à noite tivemos o jogo 6 em Tampa. E sabem o que aconteceu? Vitória dos Red Sox (4-2). Josh Beckett voltou a arremessar muito. O Bull Pen voltou a funcionar, especialmenet Okajima, Masterson e Papelbon. Além de Dustin Pedroia e Kevin Youkilis, os únicos que vinha batendo alguma coisa no início da série, Big Papi, JD Drew e até Jason Variteck voltaram a acertar a bolinha.

Quando o jogo estava 3-2 e Jason Variteck estava no bastão, apareceu uma estatística do seu desempenho na série (se não me engano, 0-14). Nessa hora Paulo Antunes começou a fazer piada sobre ele, mas completou: "E só falta ele bater um Home Run agora para calar a minha boca". Próximo arremesso: BANG! Home Run no da direção do right field. "CALA A BOCA PAULO ANTUNES", gritava o Everaldo Marques, se divertindo horrores.

E mais uma vez os Red Sox chegam a um jogo 7 da ALCS após estarem com série praticamente perdida. Fortes emoções hoje à noite. Pra piorar, começou o horário de verão, o que significa que é dia de dormir ainda mais tarde e passar a segunda-feira com sono. Na minha previsão dos playoffs, cravei Rays 4x3 Red Sox na ALCS. Até agora acertei todos os vencedores das séries da American League (a NL é uma várzea e consegui errar quase tudo, não precisamos entrar no mérito). Mas se considerarmos o histórico dos Red Sox e até mesmo os 3 jogos dessa série em Tampa (2 vitórias do Red Sox e uma derrota nos extra-innings), dá pra imaginar que a história de Cinderela dos Rays pode acabar hoje.

Nenhum comentário: