segunda-feira, 3 de novembro de 2008

QUE DOMINGO!

Que domingo, hein?

O Brasil chegou a comemorar um título mundial na Fórmula 1 por cerca de 30 segundos, antes que Lewis Hamilton ultrapassasse Timo Glock para arrancar o título de Felipe Massa. Estava num bar com alguns amigos assistindo à corrida e, quando na penúltima volta, vimos a ultrapassagem de Sebastian Vettel sobre Hamilton, demoramos alguns segundos para perceber que o inglês havia caído para a sexta posição (na verdade só tivemos certeza quando apareceu o número 6 ao lado de seu nome na tela), o que daria o título ao brasileiro. A última volta durou bem mais do que 1'28", parecia uns 15minutos. Felipe Massa (1º), Fernando Alonso (2º) e Kimmi Raikkonen (3º) cruzaram a linha de chegada e eu fiquei gritando deseperado "O Glock ainda não passou! Cadê o Glock? Cadê o Glock?". Glock ficou pra trás, tentando se manter na pista molhada com os pneus de pista seca. Como escreveu o Berber agora há pouco: "Se fosse filme a gente provavelmente falaria: “Nossa, que final forçado!!!” ". Pena que não foi filme...

Nos fatos menos comentados, um pouco antes da corrida em Interlagos, Marilson Gomes vencia a maratona de NY pela segunda vez (a primeira em 2006) e o barco sueco Ericsson 4, cujo comandante é o brasileiro Torben Grael (uma lenda, bicampeão olímpico), encerrava a primeira etapa (21 dias entre Alicante, na Espanha, a Cidade do Cabo, na África do Sul) da volta ao mundo Volvo Ocean Race na primeira colocação.

E no final do dia, o São Paulo assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro de Futebol pela primeira vez no ano, após vencer o Internacional por 3x0 no Morumbi. Agora tem 62 pontos, contra 61 do Palmeiras, 60 do Grêmio, 58 do Cruzeiro e 57 do Flamengo. No começo do segundo turno, o Tricolor chegou a ficar 12 pontos atrás do líder Grêmio, mas agora assume a ponta. Gostaria de destacar uma das respostas do Muricy na coletiva após o jogo. Perguntado se, considerando que o time passou o campeonato todo (faltam 5 rodadas) correndo altras dos líders, alguma coisa mudaria agora que o time chegou à liderança. A resposta é emblemática:

"Muda um pouco, sim. Agora vamos ter que treinar mais, se concentrar (concentração no sentido de isolamento do grupo antes dos jogos) ainda mais e eu vou cobrar ainda mais".

É por essas e outras que o São Paulo é o atual bicampeão brasileiro e tem chances de conquistar o inédito tricampeonato. Muricy é chamado por muitos de teiomoso, turrão, mal-humorado, etc., mas os resultados aparecem. Dizem que ele demora para acertar o time, o que até certo ponto é verdade e pode ter custado resultados melhores na Libertadores de 2007 e 2008 (foi vice em 2006), mas qual técnico brasileiro tem melhor resultado nos últimos 3 anos? Dois títulos nacionais, uma vice sul-americano (que poderia ser o título se não fosse a expulsão do Josué no início do primeiro jogo contra o Inter em 2006, sem contar o gol do Washignton aos 48' do segundo tempo nesse ano), e possibibilidades reais de um tricampeonato. Não tenho do que reclamar. Assim que ele conquistar uma libertadores, passará a ocupar o mesmo patamar de Telê Santana.

Foi muito criticado ao apostar no Hugo, que chegou a ficar com um-pé-e-meio fora do Morumbi, mas voltou numa hora de dificuldades e acabou por assumiu um papel importantíssimo no time, mas que recebe pouca importância: aquele meia que ajuda o ataque, volta pra marcar com certa eficiência e ainda faz gols. É o mesmo papel que Leandro desempenhava no time do ano passado, com a diferença que Hugo faz mais gols. Pode não ser o jogador dos sonhos da torcida, mas não deixa de ser importante. Confesso que o terceiro cartão amarelo que ele tomou hoje me deixa mais preocupado do que se a suspensão fosse, por exemplo, de um dos atacantes.

Eu ainda não havia escrito aqui no blog, mas já vinha dizendo nas rodas de conversa (amigos, trabalho) há algumas semanas: o campeonato fica entre São Paulo e Palmeiras. O problema é que, SEMPRE que o São Paulo tentou um tricampeonato paulista (foi bi 4 vezes), teve suas pretensões eliminadas exatamente pelo Palmeiras. Espero que dessa vez a história seja diferente.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

E na Volvo eles bateram o recorde mundial das 24h!!

Eu gritava feito LOUCO "vai Hamilton!!!" e depois que acabou aquela interminável volta eu ainda eufórico tentava me recuperar qdo meu flatmate húngaro com cara de quem não entendeu nada me pergunta: esse Massa é brasileiro, né?

hahahaha
Abraço
Balu