terça-feira, 27 de outubro de 2009

NBA 2009-2010 PREVIEW... A TEMPORADA DOS "SE's"


Nesta terça-feira, dia 27, começa mais uma temporada da NBA. Estava começando a rascunhar alguma coisa sobre o meu preview da temporada quando saiu a coluna do Bill Simmons na ESPN.com. Ele classificou a temporada como “previsivelmente intrigante”. Previsivelmente porque todo mundo sabe que, ao final da temporada regular, as 5 melhores campanhas serão, em alguma ordem, de Lakers, Spurs, Cavs, Celtics e Magic e que essas equipes disputarão o título. Além disso, elegeu os 33 personagens intrigantes a serem observados.

Eu prefiro chamar essa temporada de “Temporada do SE”. Quero dizer que existem algumas variáveis importantes (recuperações de contusões e alguns "fatores externos") e que ninguém consegue afirmar com certeza como elas vão se comportar até o próximo mês de junho. O resultado final do campeonato vai depender basicamente desse comportamento. Em temporadas anteriores, sempre existiram as previsões com favoritos claros e possíveis azarões. No ano passado a temporada começou com 3 favoritos claros (Lakers, Celtics e Cavs). Tivemos o “azarão” Orlando Magic, que aparecia na lista de muitos especialistas (o técnico Stan Van Gundy liderava as apostas iniciais para Coach Of The Year) e que acabaram contando com o benefício da contusão de Kevin Garnett para passarem pelos Celtics na semifinal do leste.

Esse ano? Os 5 favoritos são realmente os citados anteriormente. Eu vou mais longe e arrisco dizer que, em condições normais (sem contusões sérias, para começar), o título ficará com quem sair do Oeste (Lakers ou Spurs). Mas, ultimamente, nem sempre as condições normais prevalecem. Coincidentemente, eu também estava listando meus personagens que podem fazer a diferença quando saiu a coluna do Simmons. A minha é mais simples: são 10 nomes que trazem os “SE’s” (em inglês o termo “what if” funcionaria melhor) que definirão o resultado final do campeonato. Em ordem inversa de relevância:

10. Shaquile O’Neal

Nesse caso eu nem encaro como um “se”, mas como uma previsão consciente: não vejo Shaq agregando muita coisa ao time de Lebron. Até acredito que os Cavs vão acabar mais uma vez com a melhor campanha do Leste e que Lebron conquiste o prêmio de MVP novamente. Mas nos playoffs vão acabar como no ano passado, eliminados por Orlando ou Boston, vendo Lebron dando adeus ao final de seu contrato e partindo para os Clippers, para os Bulls, ou para os Nets (que ele não cometa o erro de ir para os Kincks).

9. Anthony Randolph (Golden State Warriors)
8. Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)

Os Warriors não vão a lugar nenhum. E, ao contrário do que os especialistas andam dizendo, acredito que o Thunder tem condições de brigar pela última vaga do Oeste para os playoffs com o Phoenix Suns, mas no máximo como número 8. Então por que estou colocando esses dois caras na lista dos personagens que podem definir o resultado do campeonato? Simples! SE ambos jogarem o que eu acredito que eles possam jogar, passo a ser favoritíssimo a conquistar o bicampeonato do Fantasy NBA na Michael Chang League. E mais: Kevin Durant vai brigar com Lebron e Dwyane Wade pelo título de cestinha da temporada. E os dirigentes do Portland Traiblazers vão cometer suicídio coletivo por o terem deixado passar no draft de 2007.

7. Vince Carter

No draft da minha outra liga fantasy, por uma falha momentânea na conexão, uma de minhas escolhas foi feita de forma automática e me trouxe justamente Vince Carter, aquele que encabeça a minha lista de “stay away”. O histórico de displicência dele ao longo da carreira é impressionante, culminando na escapada que deu para receber o diploma universitário na véspera do jogo 7 da semifinal do leste (resultado: seu time da época, o Toronto Raptors, perdeu para os 76ers). A forma como ele desiste dos jogos e de suas equipes é notória. E agora ele chega no atual vice-campeão com a missão de ocupar o espaço deixado por Hedo Turkoglu. Pra sorte do Magic, Vince não precisará assumir o papel de líder ou de melhor jogador do time que já conta com Dwight Howard, Rashard Lewis e Jameer Nelson. SE ele conseguir manter uma temporada inteira de bom nível, Orlando pode voltar a vencer o leste. Sou obrigado a torcer para que isso aconteça, não pelo Magic, mas sim pelas chances do meu time fantasy na Liga Basqueteiros.

6. Lamar Odom.

As boas notícias: novo contrato e recém-casado. As más notícias: novo contrato e recém-casado. O cara que fez a diferença nas finais de 2009 (“When Lamar Odom is this good there’s no beat the Lakers”, by Jeff Van Gundy) conseguiu um novo contrato (será que a motivação para esse ano será a mesma, agora que os próximos anos estão garantidos?) e se casou com uma das irmãs Kardashian (sinônimo: problemas), um mês após conhecê-la em uma balada, apresentada pelo número 4 da minha lista. Os "especialistas" estão dando 10 meses no máximo para a duração do casamento, ou seja, a separação poderá ser na época dos playoffs. Qual será sua condição em maio e junho? Um “SE” gigante pra ele.

5. Kevin Garnet

Essa é simples: SE Kevin Garnett estiver em boas condições físicas, recuperado da cirurgia no joelho, os Celtics vencem o Leste. Nada a acrescentar.

4. Ron Artest

O cupido do ano chega aos Lakers para substituir o promissor Trevor Ariza, que teve papel fundamental no título de 2009. Não consigo definir se foi um avanço ou um retrocesso. Já li que seu poder de marcação não é o mesmo que em tempos anteriores, mas imagino que pelo menos consiga dar uma folga a Kobe quando do outro lado estiverem Manu Ginobili ou Paul Pierce. E como será seu comportamento no ataque, agora que será apenas a terceira opção do time? Segundo “SE” gigante para os atuais campeões.


3. Manu Ginobili
2. Tim Duncan

Sabemos o que esperar de Tony Parker e do técnico Greg Popovic. Não sabemos o que esperar de Manu Ginobili, que praticamente não jogou em 2009 graças à contusão no tornozelo que começou nos playoffs de 2008 e se agravou de vez durante os Jogos Olímpicos de Pequim. E imaginamos saber o que esperar de Tim Duncan, que continua resistindo à alta quilometragem e talvez consiga nos dar mais um ano daqueles que conhecemos. E os Spurs adicionaram peças ao elenco, como já fizeram em situações anteriores, que costumam encaixar como uma luva. Richard Jefferson vai cansar de fazer cestas de três pontos da zona morta. Antonio McDyess é a presença no garrafão que sempre ajuda a desafogar o “Big Three”. E o calouro DeJuan Blair foi um achado no final do primeiro round do draft (desde que esteja bem fisicamente). Estou sentindo um déjà vu de 2007.

1. Phil Jackson

Quando fiz a minha primeira lista dos personagens da temporada, meu número 1 era Kobe Bryant. Então comecei a pensar e concluí que não tenho dúvidas sobre sua a motivação para buscar mais um título, possivelmente ainda sonhando com o número de títulos de Michael Jordan. Também não acredito na teoria de que agora ele voltaria a jogar apenas para si, deixando de envolver os companheiros, até mesmo porque a alta quilometragem não permitiria mais. E acredito mesmo que ele entendeu o seu papel de líder, como eu descrevi no meu post após o último jogo da final de 2009. Mas, em contrapartida, começo a pensar se Phil Jackson continuará com a mesma motivação para buscar mais um título, agora que já se tornou o técnico com mais títulos na história (10). Como está sua saúde, considerando que chegou a ser cogitada a possibilidade de que ele comandaria o time apenas nos jogos em casa? Será que ele vai conseguir “domar” Ron Artest como fez com Dennis Rodman em 1996-1997 (e seria esse desafio a motivação extra que o fez continuar?)? Vai conseguir transformar Andrew Bynum naquilo que se espera? Como vai administrar a cabeça de Lamar Odom após esse ser abandonado por Khloe Kardashian? Muitas interrogações. Muitas.

Após tudo isso, não vou me esquivar de palpitar. Vamos à parte divertida:

PREVISÃO DO LESTE:

Temporada Regular:

1. Cleveland Cavaliers
2. Orlando Magic
3. Boston Celtics
4. Atlanta Hawks
5. Chicago Bulls
6. Washington Wizards
7. Miami Heat
8. Philadelphia 76ers

Final de conferência entre Celtics e Cavs, vitória dos Celtics em 6 jogos.

PREVISÃO DO OESTE:

Temporada Regular:

1. Los Angeles Lakers
2. San Antonio Spurs
3. Dallas Mavericks
4. Denver Nuggets
5. Portland Trailblazers
6. New Orleans Hornets
7. Utah Jazz
8. Oklahoma City Thunder

Final de conferência entre Lakers e Spurs, vitória dos Spurs em 6 jogos (muitas interrogações para os Lakers e apenas duas exclamações – Kobe e Gasol).

Final da NBA: San Antonio Spurs 4, Boston Celtics 2

Obviamente, SE alguma do que escrevi entre os itens 1 e 10 mudar ou sair do previsto, poderemos ter resultados completamente diferentes. Mas a graça estará exatamente nisso, quando o previsível se torna surpresa.

Minha torcida? Que Ron Ron seja um cordeirinho e que continue o grande marcador, que Bynum tenha uma média de 15 pontos e 12 rebotes, que Gasol faça o que já se espera e que Kobe seja o MVP e parta atrás do número 5, ficando apenas 1 atrás de MJ. Ah, e o mais importante de tudo: que Khloe e Lamar vivam felizes para sempre.

GO LAKERS!

.

Nenhum comentário: