sábado, 10 de outubro de 2009

A FOOTBALL WEEKEND

Além de muito tênis e baseball, aproveitei a viagem de férias para assistir pela primeira vez a jogos de futebol americano, sendo um universitário e outro da NFL. Aproveitando a passagem pela Califórnia e, mais especificamente, por San Francisco, pude não só visitar meu grande amigo Vítor e sua esposa Marina, como peguei um jogo da Universidade de Stanford, onde ele está estudando atualmente. O jogo universitário é um evento e tanto, apesar do baixo nível técnico do jogo, se bem que o placar de 42 x 17 para os donos da casa possibilitou muita diversão, especialmente com a banda da universidade e a apresentação das cheerleaders após o jogo. E o estádio de Stanford, palco de jogos do Brasil na Copa de 1994, incluindo aquele jogo das oitavas de final contra os Estados Unidos (o jogo da cotovelada do Leonardo), é um estádio sensacional (atenção corinthianos: é o estádio de uma Universidade e já foi palco de Copa do Mundo!).











Para o jogo da NFL, não poderia ter sido uma escolha melhor do que assistir a um jogo do San Francisco 49ers, meu time da NFL desde os bons tempos de Joe Montana e Jerry Rice e, posteriormente do grande Steve Young. Coloco nesse post duas fotos exatamente dessas 3 lendas: as placas que homenageiam dois dos maiores quarterbacks da histórica (Montana e Young) e o próprio Jerry Rice em pessoa, o maior Wide Receiver de todos os tempos (Soneca, se você estiver lendo essa, dessa vez quanto a isso não há argumentos).

A fase dos 49ers, o segundo maior vencedor de Super Bowls da história, com 5 conquistas, uma a menos que o Pittsburgh Steelers, não vem sendo nada boa nos últimos anos, mas nessa temporada o time já começou com 3 vitórias em 4 jogos (melhor começo de temporada desde 2002) e tem boas chances de a vencer a divisão NFC West e voltar aos playoffs depois de 8 anos. Estivemos no jogo da Semana 2, contra o Seatle Seahawks, no Candlestick Park.

Sobre o Candlestick Park, esqueçam tudo o que eu comentei no post anterior sobre o Yankee Stadium. O estádio, já bastante velho, apresenta uma série de problemas, especialmente de acesso. Fica localizado à beira de uma estrada, sem transporte público próximo e, para piorar, o acesso ao seu interior consegue ser pior que o do Morumbi em dia de clássico: poucas entradas, um mega tumulto de gente acumulada, ajudado pelo tal do Tailgate (o tradicional churrasco de porta de estádio antes dos jogos) que faz com que os torcedores acabem entrando somente em cima da hora de início da partida. Na parte interna, apesar de algumas escadas rolantes, o conforto não é nada superior do que nossos estádios de futebol aqui no Brasil. Fiquei sabendo depois do jogo que já há estudos para a construção de um novo estádio, pelos novos proprietários do time. Vamos aguardar.

Mas, tirando essa questão, não dá para negar que o football é o esporte número 1 dos americanos. Talvez pelo fato de que o número de jogos é menor (temporada regular de 16 jogos, 8 em casa e 8 fora), a importância de cada jogo é muito maior do que um jogo de basquete (temporada de 82 jogos) ou de baseball (162 jogos antes dos playoffs) e os torcedores dedicam todo o domingo ao evento, indo ao estádio ou ficando em casa acompanhando toda a rodada com diversos amigos. O jogo começou num horário cedo (1 da tarde) e os “tailgaters” começaram seu churrasco logo pela manhã, criando clima para o jogo. Já dentro do estádio, a torcida é completamente ensandecida, bem diferente da torcida do baseball. A cada 3rd down do adversário o barulho chega a níveis enlouquecedores. O nível de vibração nos lances importantes também é de impressionar. O único problema são as paralisações do jogo para os comerciais de TV após cada kick, punt, troca de posse de bola, etc. Mas não podemos negar que é um evento e tanto.

O irmão de um outro grande amigo meu, o Muli, me trouxe dos EUA uma camisa número 80 dos 49ers (imortalizada por Jerry Rice) lá por meados dos anos 90. Fiz questão de colocar essa camisa na mala antes da viagem para usá-la no estádio do meu time favorito. E o time não decepcionou. Além de a defesa estar jogando muito bem, no ataque temos Frank Gore, um dos melhores running backs da NFL, que correu para 207 jardas e 2 touch downs, em dois lances espetaculares (um de 79 e outro de 80 jardas). Placar final: 49ers 23, Seahawks 10 e a segunda vitória nas duas primeiras rodadas da temporada. E ainda pude registrar o Vitor, torcedor dos Giants, utilizando uma camiseta dos Niners!



Balanço final das férias: um grand slam de tênis, 3 jogos de baseball e um jogo da NFL. De quebra, um show da maior banda do mundo e uma das minhas favoritas. E tem gente que ainda não entende o porquê de eu programar minhas viagens de férias em função de eventos esportivos...
.

Nenhum comentário: