terça-feira, 19 de maio de 2009

SOBRE AS DUAS PRIMEIRAS RODADAS DOS PLAYOFFS DA NBA

Hoje à noite começa a Final da Conferência Oeste, entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets. Amanhã começa a final do leste, entre Cleveland Cavaliers e Orlando Magic. Infelizmente, não consegui, nas primeiras quatro semanas de playoffs, registrar meus comentários sobre tudo o que tava acontecendo, mas não vou deixar de fazer um resumo:

FIRST ROUND

LESTE

- Cleveland Cavaliers 4, Detroit Pistons 0: acredito que acompanhamos o final de uma era em Detroit. Depois de participar de 6 finais consecutivas da Conferência Leste e chegando às finais da NBA em 2004 (quando foram campeões) e em 2005 (quando perderam para os Spurs). A saída de Chauncey Billups e a chegada de Allen Iverson, durante a temporada, mostrou-se prejudicial e se revelou mais uma forma de limpeza de folha de pagamento (o contrato de Iverson se encerra agora no meio do ano) para se prepararem para o "verão de 2010", quando várias estrelas da liga estarão disponíveis no mercado. Hora de reconstruir o time. Joe Dummars já fez um belo trabalho construindo o time campeão de 2004. Vamos ver se consegue repetir o feito.

- Boston Celtics 4, Chicago Bulls 3: provavelmente a melhor série de first round da história da liga. Dos 7 jogos, 4 foram para a prorrogação, sendo um com prorrogação dupla e um com prorrogação TRIPLA. Dos 7 jogos, CINCO foram decididos com uma diferença de 3 pontos ou menos. Derrick Rose (Bulls) mostrou que será um dos melhores armadores da liga nos próximos anos (esse foi seu primeiro ano) e os Celtics, sem Kevin Garnett, jogaram com coração de campeões. Histórica.

- Atlanta Hawks 4, Miami Heat 3: fiz uma aposta, no bolão que participo, de que Dwyane Wade conseguiria ganhar o jogo 7 em Atlanta, o que seria uma façanha, mas possível de ser alcançada por apenas outros 2 jogadores além dele (Kobe e Lebron). Acertei os vencedores de cada um dos primeiros 6 jogos, mas os Hawks fizeram prevalecer o mando de quadra no jogo 7.

- Orlando Magic 4, Philadelphia 76ers 2: apesar de alguns jogos decididos na última posse de bola, foi a série mais sem graça dessa fase, não merece maiores comentários.

OESTE

- LA Lakers 4, Utah Jazz 1: a única coisa que preocupou foi a capacidade dos Lakers de abrir grandes vantagens durante os jogos e deixar a vantagem cair perigosamente no final. De resto, sem surpresas.

- Denver Nuggets 4, New Orleans Hornets 1: essa série mostrou duas coisas: 1) que os jogadores dos Hornets querem derrubar o técnico Byron Scott, afinal, que outra justificativa para ser eliminado numa derrota por CINQUENTA E OITO PONTOS DE DIFERENÇA EM FRENTE À SUA PRÓPRIA TORCIDA? e 2) Chauncey Billups mostrou a melhor aquisição da temporada (pobre Pistons), levando o time dos Nuggets a um nível acima. Para mim, Billups é o MVP do first round dos playoffs.

- Dallas Mavericks 4, San Antonio Spurs 1: essa foi, para mim, a maior surpresa da primeira fase dos playoffs, não tanto pela vitória dos Mavericks, afinal os Spurs não puderam contar com Manu Ginobili e Tim Duncan já vinha mostrando sinais de alta kilometragem. O que surpreendeu foi a forma como foi. Os Spurs praticamente não tiveram chances, principalmente devido ao apagão dos coadjuvantes, especialmente Roger Mason. Com isso, mesmo com grandes atuações do Tony Parker e com a superação de Tim Duncan em alguns jogos, a consistência dos Mavericks falou mais alto. Só não arrisco dizer que os Spurs estão no final da linha como os Pistons estão, pois Parker ainda é jovem, e ainda acredito que Duncan e Ginobili podem contribuir. Acredito que já está na hora de pensar em reconstrução, talvez mais suave do que os Pistons, mas tem que se pensar. Está na hora de arrumar alguém para Duncan que faça o papel que ele mesmo desempenhou nos seus primeiros anos para David Robinson. O time já tem os direitos de Thiago Spliter. Quardadas as devidas proporções, pode ser o início dessa reconstrução.

- Houston Rockets 4, Portalnd Trailblazers 2: Mais uma aposta errada que fiz no bolão - confiei demais na juventude e inexperiência dos Blazers, o que, em playoffs, costuma ser um fator determinante para impedir o avanço. Ignorei também o poder defensivo dos Rockets, que tinham Shane Battier e Ron Artest para seguir Brandon Roy. E, meu pior erro, ignorei um dos principais teoremas do esporte: a Ewing Theory: os Rockets não passaram nenhuma vez da primeira rodada dos playoffs desde que adquiriram Tracy MacGrady, uma das estrelas da liga e 2 vezes cestinha da temporada. Com T-Mac fora por contusão, a teoria se mostrou mais uma vez válida.


SEMIFINAIS DE CONFERÊNCIA

LESTE


- Cleveland Cavaliers 4, Atlanta Hawks 0: segunda varrida seguida de Lebron e cia. O time parece que está realmente sobrando e tá difícil aparecer alguém em condições de igualdade para dar trabalho. A série foi tão curta e fácil que nem consigo fazer alguma análise mais profunda.


- Orlando Magic 4, Boston Celtics 3: mais uma maratona para os atuais campeões. E tenho certeza que, apesar da derrota, a torcida de Boston ficou orgulhosa do time. Não é comum ver um campeão defender com tanta vontade o título. A série foi bem além do que era para ter ido. Não dá pra fazer milagre, afinal de contas, a ausência de Kevin Garnett (contusão) e a falta dos que saíram antes do início da temporada (PJ Brown e James Posey) levaram o time a ter que depender de (gulp!) Brian Scalabrine, Glen "Big Baby" Davis (que acertou o arremesso da vitória no jogo 4), Eddie House e Stephon Marbury. Aí complicou... ao ponto de acontecer algo historicamente improvável: os Celtics perdendo uma série após estar vencendo por 3x2 e tendo o jogo 7 em casa.


OESTE


- Denver Nuggets 4, Dallas Mavericks 1: apesar da ajuda da arbitragem no final do jogo 3, quando uma falta não marcada possibilitou que Carmelo Anthony marcasse a cesta da vitória, em Dallas, os Nuggets venceram mais uma vez com propriedade e mostraram que não estão para brincardeira. As atuações de Nenê foram muito boas, aproveitando a vantagem no match-up contra Eric Dampier. E Chauncey Billups mais uma vez comandou o time de forma brilhante. Pra mim, ainda é o nome dos playoffs até agora.


- LA Lakers 4, Houston Rockets 3: os Lakers não esperavam tanto trabalho, ainda mais depois que os Rockets perderam Yao Ming após o jogo 3 e venceram os jogos 4 e 6 sem o chinês. Os duelos dos incansáveis Shane Battier e Ron Artest contra Kobe Bryant foram memoráveis e Kobe teve que fazer valer cada ponto que marcava. Mas, numa série física, cheia de faltas flagrantes, expulsões e até suspensões, a vantagem na altura (Gasol e Bynum) e o melhor elenco fez com que os Lakers fechassem a série em casa. O que preocupa é que os Lakers não estão demonstrando aquele "sanguenusóio" que os Cavs, por exemplo, estão apresentando. O time tem um monte de "apagões", perde grandes lideranças com facilidade e às vezes parece que não tá a fim mesmo, como aconteceu no jogo 6. Se quiser passar pelo Denver é bom mudar de atitude. O pior é que a mesma coisa acontece com meus dois times favoritos: os Lakers e o São Paulo.


No próximo post faço as minhas previsões para as finais de conferência.


.

Nenhum comentário: