terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS FILMES DA DÉCADA

Sem enrolação, os 10 filmes que marcaram a minha década, em contagem regressiva. Vou evitar detalhar as histórias, em respeito a quem não assitiu a um ou mais deles. Valorizo principalmente roteiros inteligentes e desfechos surpreendentes e sou um daqueles que acham que cinema é mais entretenimento do que arte.


Um roteiro fantástico (vencedor do Oscar de roteiro original), com Jim Carey em seu melhor papel (dessa vez um papel sério) e Kate Winslet numa atuação brilhante. Escrever uma sinopse seria injusto com o filme, que merece ser visto com atenção a todos os detalhes.

Acredito que seja um dos dois filmes "polêmicos" a se colocar em uma lista de melhores (afinal, é um daqueles filmes "chick flick" que a namorada/esposa nos obriga a assitir no cinema), mas não me importo, pois pra mim é o filme "pra fazer se sentir bem" da década. Diversas histórias que se cruzam em alguns momentos, algumas com desfechos felizes, outras nem tanto. Diversão garantida com Hugh Grant como Primeiro Ministro.

Com uma trilha sonora impecável (afinal o personagem de John Cusak é dono de uma loja de discos e tem como parceiro Jack Black), é a história de um cara que sai um busca das ex-namoradas para entender por que os relacionamentos não deram certo. Um dos diferenciais são as conversas que personagem principal tem com o público (câmera), praticamente nos levando para dentro de seus dilemas. E ele também é um viciado por listas (seria uma identificação com alguém que eu conheço?).

Mais um filme envolvendo rock n' roll, que traz um menino de 15 anos conseguindo uma chance da revista Rolling Stone para acompanhar uma das bandas de maior ascenção dos anos 70. Diálogos fantásticos e uma cena antológica, quando o avião da banda sofre uma pane e começa a cair. Vencedor do Oscar de roteiro original.

Provavelmente o segundo filme "polêmico" da minha lista, pois para muitos é apenas mais um filme nojento de violência gratuita. Mas os minutos finais são comparáveis aos minutos finais de "Seven" e minha reação ao final do filme foi exatamente a mesma que tive quando assisti a "Seven": fiquei imobilizado em frente à tela por vários minutos tentando assimilar tudo o que tinha visto. As sequências (já estamos em Jogos Mortais 6) foram perdendo em qualidade e aumentando em violência, o que para alguns prejudica o "legado" do primeiro filme, mas mesmo assim, o filme de 2004 marcou pelo roteiro brilhante e o desfecho de cair o queixo.

Antes de mais nada, uma lista dessas sem um filme de Will Smith normalmente é incompleta. "Sete Vidas" é mais um filme que eu comparo com "Seven", mas seria um "Seven do bem". Muitas coisas acontecem, aparentemente sem muita relação, mas de repente tudo começa a ser explicado chegando a um desfecho impressionante.

Não sou muito fã do cinema brasileiro, mas nessa década tivemos 2 filmes que marcaram época e podem ser considerados de longe os melhores filmes já produzidos no país. Cidade de Deus marcou muito, mas Tropa de Elite marcou ainda mais, não somente pelas expressões eternizadas pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura numa atuação impecável), mas principalmente por ter sido o primeiro filme a escancarar algumas verdades polêmicas, colocando o dedo na cara da classe média e mostrando que há dignidade pelo menos em parte da polícia.

Meu filme de esporte favorito. Já assisti tantas vezes que já decorei muitas falas. História real, com Denzel Washington como técnico de uma equipe de futebol americano colegial numa época onde o racismo ainda falava muito alto (1971). O filme inspira, emociona e empolga. Por ser verídico, é mais um daqueles exemplos das coisas que o esporte pode proporcionar. E ainda temos Hayden Panettiere (a Claire de "Heroes" com apenas 10 anos no papel de filha do técnico que é rebaixado para auxiliar técnico).

Oscar de melhor filme, direção (Martin Scorcese), roteiro adaptado e edição. Um baita elenco (Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Mark Wahlberg, Alec Baldwin, Martin Sheen). Ainda acho que cinema é mais entretenimento do que arte e um elenco desses em uma excelente história de espionagem em mão-dupla (um policial entre os bandidos e um bandido entre os policiais) é suficiente para chegar nesse ponto da lista.

1) Crash (2004)
Vibrei como um louco quando "Crash" foi anunciado como o vencedor do Oscar de melhor filme em 2006, desbancando o favorito "Brokeback Mountain". O filme é brilhante. As histórias de várias pessoas que se cruzam em situações diferentes, em um roteiro exemplar (também vencedor do Oscar) e que nos faz pensar nas idas e vindas de nossas vidas. Para mim, o filme mais completo da década.


A SELEÇÃO DO COMITÊ DOS AMIGOS:
Participaram da eleição: Luciano Sobral (PJ), Danilo Bessa (Batata), Ricardo Baboo, Danilo Balu, Fabio Pimentel (Bola), Dante Compagno, Carol Compagno, Carol Singer, Fabrício Tota, Osmar Camilo, Cris Farias, Rodrigo Pontes (Soneca) e Gui Afonso. Forma de apuração: cada um mandou seu Top 10 e cada filme recebeu 10 pontos por cada citação em primeiro lugar, 9 pontos para cada citação em segundo lugar, e assim sucessivamente. Dessa vez, em ordem progressiva:

6) Crash (2004)
9) O Senhor dos Anéis (The Lord Of The Rings, 2001, 2002, 2003)

Convido todos a colocarem seus favoritos na seção de comentários. Eu mesmo vou citar meus filmes classificados de 11 a 20 (tem muitos filmes bons que não chegaram no Top 10 mas que merecem ser citados) e também meu Top 10 de filmes de esporte.

Até a próxima lista. Nas palavras de Brad Pitt em Bastardos Inglórios: "Arrivederci!".


9 comentários:

Ronalto disse...

Meus filmes classificados entre as posições 11 e 20:

11. Queime Depois de Ler (Burn After Reading, 2008)
12. Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds, 2009)
13. Batman, o Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)
14. Cidade de Deus (2002)
15. Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004)
16. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006)
17. Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vance, 2000)
18. Coach Carter (2005)
19. Match Point (2005)
20. Seabiscuit (2003)

Ronalto disse...

E os 10 melhores filmes de esporte:

1. Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000)
2. Lendas da Vida (the Legend of Bagger Vance, 2000)
3. Coach Carter (2005)
4. Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004)
5. Miracle (2004)
6. Friday Night Lights (2004)
7. Estrada para a Glória (Glory Road, 2006)
8. Somos Marshall (We Are Marshall, 2006)
9. O Melhor Jogo da História (The Greatest Game Ever Played, 2005)
10. A Luta Pela Esperança (Cinderella Man, 2005)

Danilo disse...

Minha lista (em breve no meu blog):
1)TROPA DE ELITE
2)MENTE BRILHANTE
3)UMA LIÇÃO DE AMOR
4)À PROCURA DA FELICIDADE
5)OS OUTROS
6)VICKY CRISTINA BARCELONA
7)AMNESIA
8)GLADIADOR
9)SHREK 2
10)ONZE HOMENS E UM SEGREDO
Abs
Batata

Drunkeynesian disse...

A minha está no blog:

http://drunkeynesian.blogspot.com/2009/12/top-10-filmes-dos-anos-00.html

GBCM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GBCM disse...

Só filmes da década?!?!!?
Faça com os melhores filmes de todos os tempos!!

Ronalto disse...

Campinas, já comecei a trabalhar nisso. Quem sabe depois da virada do ano eu divulgo a minha lista... que não vai ser NADA fácil!

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo disse...

1) Requiem para um Sonho
2) Le fabuleux destin d'Amelie Poulain
3) Ying xiong (Herói)
4) Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança
5) Match Point
6) Alta Fidelidade
7) Antes do Por do Sol
8) Identidade
9) Amnésia
10) 300

Sds
Leonardo