segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MOMENTOS ESPORTIVOS INESQUECÍVEIS DA DÉCADA

Não passaram no corte final, mas não deixam de ser inesquecíveis:

- Vitória de Phil Mickelson no Masters de 2004
- Vitória de tiger Woods no US Open de 2008
- Medalha de ouro de Cesar Cielo nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008
- Vanderlei Cordeiro de Lima na Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004



E o Top Ten:

10. Rebaixamentos do Palmeiras (2002) e Corinthians (2007)

Sempre que possível, devem ser citados. E eles vão ter que conviver com isso para sempre.


9. Medalha de prata do revezamento 4 x 100m rasos nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000

Para esse pedi ajuda de um especialista, o Balu: “O Brasil entra em sua segunda final olímpica seguida com uma equipe ainda melhor que a de bronze de 4 anos antes, pois contava agora com o excelente Claudinei Quirino (2º melhor do mundo nos 200m), mas tínhamos apenas o 4º tempo entre todos os competidores. Apesar da desclassificação dos fortes britânicos ainda havia cubanos, franceses, jamaicanos e os então imbatíveis americanos com 3 dos maiores velocistas de todos os tempos (Maurice Greene, Jon Drummond e Tim Montgomery, que não correu a final). Vicente Lenílson abre a prova e entrega em 3º mesmo levemente lesionado, Edson Luciano Ribeiro entrega em 2º empatado com os cubanos e ele por sua vez entrega para o André Domingos que “encavala” sua passagem para o Claudinei Quirino que começa a corrida em 3º. Quirino faz uma ultrapassagem incrível sobre o cubano assumindo a 2ª colocação com uma marca que é até hoje recorde sul-americano. Em entrevista Quirino disse que quando cruzou a chegada não tinha idéia da colocação e que começa a comemorar quando viu o Oscar Schmidt e alguns nadadores comemorando. A narração do Galvão é de arrepiar!!”




8. Medalha de ouro do Vôlei Feminino, Jogos Olímpicos de Pequim, 2008

A redenção das “amarelinhas”. Era o penúltimo dia de Jogos Olímpicos em Pequim e eu ainda temia ter que voltar ao Brasil sem ter cantado o hino nacional. Uma campanha impecável das meninas comandadas por José Roberto Guimarães. E cantar o hino de seu país durante os Jogos Olímpicos, estando presente e vendo a bandeira no ponto mais alto, paga cada um dos muitos centavos gastos na viagem.


7. Roger Federer 3 x 0 Novak Djokovic – semifinal US Open 2009

Ter estado presente nessa exibição antológica de tênis, que arrancou comentários como “I don’t this it is possible to reach perfection in tennis, you know, unless you’re Roger Federer” (by Djokovic) é uma daquelas coisas para serem guardadas e relembradas de tempos em tempos. O lance no final do segundo set e o lance que levou ao match point foram antológicos.

6. Vitórias de Gustavo Kuerten em Roland Garros em 2000 e 2001.

Também vou agrupar ambas em uma só. Alguns jogos fantásticos, especialmente as finais contra Alex Corretja e Magnus Norman e as viradas inesquecíveis contra Yevgenye Kafelnikov e Juan Carlos Ferrero em 2000 (perdia ambos por 2 sets a 1 e 4 games a 2 no quarto set, conseguindo, viradas incríveis) e contra Michael Russel em 2001, quando perdia por 2 sets a 0, vencia o terceiro por 5-2 e chegou a salvar um match-point contra (o lance mais dramático de sua carreira, com direito a bola na linha) antes de conseguir a virada nas oitavas-de-final.




5. Vitória de Roger Federer – Roland Garros 2009

O título em Roland Garros não só igualou a marca de Pete Sampras (14 títulos de Grand Slams) como completou o Grand Slam na carreira daquele que, possivelmente, é o maior tenista da história.





Uma das maiores performances já vistas na história, chegando de lado, batendo no peito e quebrando o recorde mundial dos 100m rasos na prova mais nobre do atletismo. E não canso de repetir: eu estava lá! De quebra, ainda quebrou um daqueles recordes considerados “inquebráveis”, de Michel Johnson, nos 200m rasos.


3. Masters Cup de Tênis, 2000

Nosso Gustavo Kuerten, o Guga, depois de ter vencido Roland Garros pela segunda vez, chegava ao torneio que colocava frente a frente os 8 melhores jogadores do ano. Disputava com o russo Marat Safin a possibilidade de terminar o ano como o número 1 do mundo. No primeiro jogo, contra Andre Agassi, com problemas físicos, foi derrotado. Por muito pouco não abandonou a competição. Seguiu em frente, conseguiu 2 vitórias contra Magnus Norman e Yevgeny Kafelnikov e conseguiu se classificar para as semifinais. Na semifinal, contra ninguém mais, ninguém menos que Pete Sampras, perdeu o primeiro set (6-7), mas conseguiu a virada (6-3, 6-4) e a vaga na final, contra Andre Agassi, para quem já havia perdido na primeira fase e que que havia vencido Marat Safin ma outra semifinal. Safin, ao final do jogo, pediu a Agassi: “Please, beat him!” (Por favor, vença-o!). A vitória de Agassi na final daria a primeira colocação no ranking a Safin, enquanto Guga precisava vencer para chegar ao topo do mundo. Numa atuação fantástica, fez um triplo 6-4 e fez história, chegando ao topo do ranking, onde permaneceria por um ano. A cerimônia de premiação e seu discurso também marcaram.



2. Pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 2002

O jogo contra a Inglaterra poderia ter sido incluído na lista de confrontos, tamanha a dramaticidade, com o gol de Michael Owen, a virada comandada por Ronaldinho e sua expulsão, deixando a seleção brasileira com um jogador a menos e sofrendo a pressão dos ingleses. A final contra a Alemanha também poderia, com o jogo equilibrado no primeiro tempo e os gols de Ronaldo no segundo, exorcizando todos os fantasmas que o rondaram entre 1998 e 2002. Sete jogos, sete vitórias e o pentacampeonato.


1. Tricampeonato Brasileiro do São Paulo (2006-2007-2008)

Nas palavras de Hernanes: “muitos são campeões, poucos são bi, mas só o São Paulo é tri”.





3 comentários:

tatizanon disse...

Até concordo com todos os 9 'últimos', mas o primeiro colocado não... blah!! :P

Só pra te perturbar... hehehe...

Gostei da análise, apesar que para mim faltou o ouro olímpico do volei masculino em 2004 e o HEXA (cof, cof!!) do MENGÃO!! Só pra perturbar + um pouquinho... Rs...

Bjos!

PJ disse...

Terminar com citação do Hernanes? AAAAAAAAAAAAAARGH!

Ronalto disse...

Queria citação de quem? Do Betão?