sábado, 26 de dezembro de 2009

OS TIMES DA DÉCADA

Não passaram no corte final: Seleção de Basquete da Espanha (2006), Seleção Brasileira de Vôlei Feminino (2008), New York Yankees (2009), A.C. Milan (2007), Boston Celtics (2008), Seleção de Futebol da Itália (2006) e Seleção de Basquete da Argentina (2004).


10. Real Madri – 2002

Na era pré-galáticos, ainda sem David Beckham e Ronaldo, mas com Zinedine Zidane, Luis Figo e Roberto Carlos, entre outros, no melhor de suas formas, conquistaram a UEFA Champions League com um gol memorável de Zidane na final contra o Bayer Leverkusen. Já com Ronaldo em campo, venceram o Olímpia do Paraguai no Mundial de Clubes, sendo que o fenômeno foi eleito o melhor jogador em campo. Ainda iniciariam a campanha vitoriosa do Campeonato Espanhol da temporada 2002-2003.


9. San Antonio Spurs – 2003

Os Spurs e os Lakers passaram a década brigando entre si pela hegemonia da Conferência Oeste da NBA. Juntos, ganharam 9 vezes a conferência (a exceção foi o Dallas Mavericks em 2006) e 7 títulos (4 dos Lakers e 3 dos Spurs). Se somarmos o título dos Spurs de 1999, a coisa fica ainda mais equilibrada. O time de 2003 teve Tim Duncan em seu melhor ano (ganhou seu segundo prêmio de MVP), 2 outras estrelas despontando (Tony Parker e Manu Ginobili), fez a melhor campanha da NBA na temporada regular com 60 vitórias em 82 jogos e nos playoffs eliminou o então tricampeão Los Angeles Lakers a caminho do título.

8. São Paulo Futebol Clube – 2005

Campeão da Libertadores e Campeão Mundial (ambos pela terceira vez). Obviamente seria o número 1 da lista se a escolha fosse puramente emotiva... Rogério Ceni, Cicinho, Lugano, Fabão, Edcarlos, Junior, Mineiro, Josué, Danilo, Amoroso e Luisão (com Aloísio em seu lugar na decisão do Mundial). Técnico: Paulo Autuori.

7. F.C. Barcelona – 2009

“Campeones de Todo” – destacou o jornal espanhol Marca após a vitória do Barcelona sobre o Estudiantes da Argentina na final do mundial de clubes. Pela primeira vez um time de futebol conquistou todos os títulos disputados na temporada: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, UEFA Champions League, Supercopa Européia, Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes. Ainda contaram com o melhor jogador do mundo em 2009, o argentino Lionel Messi.




6. New England Patriots – 2004

Entre a segunda metade da temporada de 2003 e a primeira metade da temporada de 2004 os Patriots acumularam 21 vitórias seguidas na NFL, um recorde, incluindo as 3 vitórias dos playoffs de 2003, quando ganharam o segundo Super Bowl. Em 2004, finalizaram a temporada regular com uma campanha de 14 vitórias e 2 derrotas a caminho do terceiro título de Super Bowl em 4 anos. Uma mini dinastia e o time da década na NFL. O time de 2007 poderia ter superado o de 2004 após a campanha invicta na temporada regular (16-0), mas acabou perdendo o Super Bowl para o New York Giants.


5. Seleção Brasileira de Futebol – 2002

A família Scolari fez história vencendo os 7 jogos da Copa de 2002, contando com o trio Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo para conquistar o pentacampeonato.




4. Los Angeles Lakers – 2001



Apesar de terem feito uma campanha inferior na temporada regular (56-26) em relação ao ano anterior, quando fecharam 2000 com impressionantes 67 vitórias, os Lakers de 2001 tiveram uma performance nos playoffs (15-1) que não deixou dúvidas sobre o poder da dupla Kobe-Shaq e seus companheiros. Venceram o Oeste sem perder um único jogo, incluindo a varrida sobre o San Antonio Spurs na final da conferência. Poderiam ter confirmado a campanha invicta nos playoffs não fosse a atuação monstruosa de Allen Iverson no jogo 1 das finais, quando os Sixers venceram em Los Angeles. Mas os Lakers venceram os 4 jogos seguintes, sendo 3 em Philadelphia, confirmando a hegemonia.




3. Boston Red Sox – 2004

Responsáveis pela vitória mais espetacular da década (e talvez da história do esporte norte-americano) ao virar a séria contra os Yankees na ALCS, quando pediam de 3x0 e venceram 4 jogos seguidos (fato inédito na história dos playoffs da MLB e da NBA até então). Avançaram para a World Series e atropelaram o St Louis Cardinals em 4 jogos, quebrando o jejum de 86 anos sem títulos. Contavam com Manny Ramirez, David “Big Papi” Ortiz e Johnny Damon no ataque e ainda tinha uma rotação de arremessadores com Pedro Martinez, Curt Schilling, Tim Wakefield e Derek Lowe.


2. Seleção Brasileira de Vôlei Masculino – 2004

A lista é para times de determinado ano. Se fosse pelo conjunto da obra, provavelmente a seleção de Bernardinho seria o número 1 (e quem me conhece bem sabe o que significa ter que admitir isso se tratando de voleibol). Campeões mundiais de 2002 e 2006, campeões olímpicos em 2004 e campeões da Liga Mundial umas 398 vezes. Um domínio impressionante no esporte mundial.


1. Seleção de Basquete dos Estados Unidos – 2008

A melhor seleção que os Estados Unidos conseguiram montar desde o Dream Team de 1992 (a melhor equipe de qualquer esporte coletivo da história, não custa lembrar). Quando alguém consegue juntar Kobe Bryant, Lebron James, Dwyane Wade, Camelo Anthony, Dwight Howard, Chris Bosh, Jason Kidd e Chris Paul num mesmo time (que ainda contou com Deron Williams, Carlos Boozer, Tyshaum Prince e Michael Redd), sabemos que estamos falando de algo especial. E ter tido a chance de vê-los in loco em Pequim é o motivo mais do que suficiente para dar uma pequena vantagem sobre as demais equipes dessa lista e transformá-los em no time que mais me marcou na última década.


2 comentários:

Fábio Fofão Cassiano Calzzetta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vc esqueceu do Palmeiras de 1996. Putz, isso foi na decada passada...