segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MÚSICAS DA DÉCADA

Continuando na série "Melhores da Década", agora é a vez das músicas. Confesso que dessa vez não consegui ser muito criativo: a lista se resume ao que de melhor as minhas bandas favoritas lançaram (daquelas que lançaram alguma coisa) mais alguns hits que realmente marcaram.

Essa "falta de criatividade" vem daquela história que eu escrevi algum tempo atrás sobre a falta de renovação na música, especialmente quando falamos das grandes bandas. Meu amigo PJ resumiu muito bem um dos motivos para essa falta de renovação: "O que acontece agora é que a cultura do disco está acabando, e, com o dinamismo da internet, as músicas ficam hot e esfriam com uma velocidade muito maior do que com a qual estávamos acostumados. E essa cultura de “single” dificulta a tarefa de uma banda construir uma obra: com o disco era mais fácil, já que todo mundo comprava o disco, ouvia n vezes (era caro... tinha que aproveitar), decorava as músicas e cantava tudo no show". Além disso, é bom lembrar que, aos 34 anos, eu já não ouço tanto rádio como ouvia nos anos 90 e nem assisto mais MTV (que no começo dos anos 90 ainda se dedicava exclusicamente a música). Com isso, as informações sobre coisas novas ficam cada vez mais difíceis de serem captadas pelos meus ouvidos.

Como resultado, minha lista apresenta poucas coisas fora do convencional, mas vale pelo registro dos sons que marcaram para mim os últimos 10 anos. Assim, como falei dos filmes, a lista é muito pessoal. E resolvi não limitar a apenas 10 músicas: dessa vez será um top 15, pois eu faço questão de mencionar algumas bandas das quais gosto muito (mais precisamente os números 11 e 12 da lista):

15) Crazy - Gnarls Barkley (St. Elsewhere) - para mim está para essa década assim como "Cantaloop" esteve para os anos 90.

14) Big Jack - AC/DC (Black Ice) - considerando a queda no ritmo de lançamentos das bandas antigas, o álbum Black Ice do AC/DC se destacou positivamente, sem falar no show fantástico que vimos aqui em São Paulo no último dia 27 de novembro.


13) Mr Brightside - The Killers (Hot Fuss) - ainda estou começando a conhecer melhor a obra do The Killers, e essa música é um cartão de visita espetacular.

12) Man-Sized Wreath - R.E.M. (Accelerate) - o ótimo Accelerate é o melhor trabalho do R.E.M. desde o fantástico Automatic For The People, de 1992.

11) The Shock Of The Lightning - Oasis (Dig Out Your Soul) - das bandas surgidas nos anos 90 que fazem parte da minha lista de favoritas, talvez o Oasis seja aquela que menos conseguiu manter o nível dos álbuns dos anos 90. É verdade que manter o nível de "Definitely Maybe" e "(What's The Story) Morning Glory" seria uma tarefa quase impossível. Mas "The Shock Of The Lightning" mostrou que se os irmãos Gallenger se entenderem ainda poderão produzir muitas coisas boas.

10) Jesus Of Suburbia - Green Day (American Idiot) - Green Day fazendo música com mais de 9 minutos? Sim! E muito boa!

9) Miracle Drug - U2 (How to Dismantle An Atomic Bomb) - àqueles que não gostam do U2: eles lançaram 3 álbuns excelentes nessa década e não posso deixar de listar pelo menos uma música de cada um desses álbuns. Não posso fazer nada menos do que isso. E "How To Dismantle An Atomic Bomb" é o meu vencedor na categoria "álbum da década".

8) Wherever You Will Go - The Calling (Camino Palmeiro) - pausa nas minhas bandas favoritas para incluir os 3 grandes hits da década. "Wherever Wil You Go" deve ter sido "a" música de muitos casais.

7) I Got A Felling - Black Eyed Peas (The E.N.D.) - é aquela música que vai tocar em qualquer festa que se preze pelos próximos 10 ou 15 anos (o mesmo efeito de "Mr. Jones" nos anos 90). E como se não bastasse, não só foi o tema das minhas férias de 2009, como proporcionou uma das coisas mais sensacionais que eu já assisti. Ah, e ainda tem a Fergie... ah Fergie!

6) Viva La Vida - Coldplay (Viva La Vida Or Death And All His Friends) - com ou sem a questão do possível plágio a Joe Satriani, não dá pra negar que é o hit da década.

5) I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight - U2 (No Line On The Horizon) - a segunda do U2 na lista (ainda falta uma) e que talvez seja a minha escolha mais "pessoal", considerando as mudanças da minha vida no último ano...

4) I Am Mine - Pearl Jam (Riot Act) - as quatro primeiras da lista são aquelas que eu realmente posso chamar de "as grandes músicas da década". Pelo menos pra mim nem é ncessário dar uma explicação pela escolha, basta escutá-las. "I Am Mine" é a primeira dessas quatro.

3) Mistery - Live (Songs From Black Mountain) - se houvesse algum tipo de estatística para as bandas como existe no esporte, o Live seria uma espécie de Jason Kidd da música. Não são espetaculares como Magic Johnson, Isiah Thomas ou Oscar Robertson, mas a eficiência e regularidade são impressionantes.

2) Spindrift - Rush (Snakes & Arrows) - como se eu não fosse incluir alguma coisa da minha banda favorita... e também ganhou significado especial para mim da mesma forma que "Go Crazy" do U2, com um dos refrões mais "poderosos" dos últimos tempos.

1) Walk On - U2 (All Thay You Can Leave Behind) - o U2 tinha deixado a desejar nos anos 90, depois de ter lançado o brilhante "Achtung Baby", com os "polêmicos" "Zooropa" e "Pop". Na primeira vez que ouvi "Walk On" tive a certeza que o bom e velho U2 de "The Joshua Tree" estava de volta, o que se confirmou com os três álbuns lançados na década.

Todas as músicas possuem link para o Youtube. Não tenho como pedir que gostem da minha lista (lista de músicas é ainda mais pessoal que lista de filmes), mas espero que pelo menos a aproveitem.

.

2 comentários:

Ronalto disse...

No caso das músicas não houve a participação do comitê que elegeu os filmes da década, com exceção do meu amigo Ricardo "Baboo". Por isso, faço questão de registrar sua lista:


1 You only live once
The Strokes
IS This It

2 Clocks
Coldplay
A Rush of Blood to the Head

3 Last night
The Strokes
IS This It

4 Elevation
U2
All That You Can't Leave Behind

5 Short Skirt/Long Jacket
Cake
Comfort Eagle

6 Mr Brightside
The Killers
Hot Fuss

7 Viva La Vida
Coldplay
Viva la Vida

8 Back to black
Amy Winehouse
Back to Black

9 I Gotta Felling
Black Eyed Peas
The E.N.D.

10 Hung up
Madonna
Confessions on a Dance Floor

11 Hey Ya
Outkast
Speakerbox/The Love Below

12 This Love
Maroon 5
Songs About Jane

13 Take Me Out
Franz Ferdinand
Franz Ferdinand

14 Crazy
Gnarls Barkley
St. Elsewhere

15 Stuck In a Moment You Can't Get Out Of
U2
All That You Can't Leave Behind

Drunkeynesian disse...

Coloquei a minha no blog:

http://drunkeynesian.blogspot.com/2009/12/top-10-musicas-dos-anos-00-som-da-sexta.html