domingo, 19 de abril de 2009

NBA - SEASON AWARDS

Nunca vou saber se Lebron James estava realmente olhando para mim quando tirei essa foto. Na dúvida, continuo achando que sim. Mas volto a falar sobre ele daqui a pouco. Antes disso, continuando no tema final de temporada regular da NBA, também vou dar minhas opiniões sobre os principais prêmios que costumam ser anunciados pela NBA para os destaques da temporada:

COACH OF THE YEAR

Parece que Mike Brown, do Cleveland Cavaliers, vai leva o prêmio. Obviamente, teve seus méritos ao conduzir o time a 66 vitórias, mas o mérito não foi maior do Lebron James? O mesmo vale para Eric Spoelstra e Dwyane Wade, no Miami Heat. Outro bem cotado é Stan Van Gundy, do Orlando Magic, que não conseguiu roubar a segunda posição do Leste do Boston Celtics, mesmo com esses jogando sem Kevin Garnett. Na minha opinião, o prêmio deve ser dado para o técnico que consegue levar o time além daquilo que se espera, mesmo sem contar com "material humano" para tal. Nesse caso, por que não considerar Doc Rivers, dos Celtics, que levou o time a 62 vitórias sem Kevin Garnett por quase metade da temporada? Ou Nate McMillian, que levou o jovem time do Portland Trailblazers à quarta posição do Oeste? Ou então o meu favorito, que não somente tem o melhor conjunto da obra dos últimos 10 anos, como manteve os Spurs na terceira posição do Oeste, mesmo sem contar com Manu Ginobili por 38 jogos, com um Tim Duncan sentindo o peso da alta kilometragem, e com o time bem renovado, encontrando novas peças, como Roger Mason, para encaixar no esquema do time. Como não posso votar em mim mesmo, que merecia por ter ganho o título do NBA Fantasy na Michael Chang League sendo o único time dos 4 semifinalistas que não contava com dos três "fantasy-freaks" (Lebron, D-Wade e Chris Paul), meu voto é para Greg Popovich, dos Spurs, apesar da barba que o faz parecer um psicopata de filme de suspense.

ROOKIE OF THE YEAR

Esse é fácil e não tem a menor discussão, apesar de que a classe de 2009 acabou se mostrando muito melhor que o esperado, com destaques para Brook Lopez (Nets), OJ Mayo e Marc Gasol (Grizzlies), Kevin Love (Timberwolves) e Russel Westbrook (Thunder). Derrick Rose (Bulls) mostrou que será uma estrela liga nos próximos anos e arrisco dizer que roubará de Deron Williams a posição de segundo melhor jovem point guard da liga, atrás de Chris Paul. Não só conduziu o Chicago Bulls de volta aos playoffs, como me ajudou horrores no NBA Fantasy. E quem viu o jogo 1 entre Bulls e Celtics, viu a atuação espetacular no primeiro jogo de playoff da sua vida, conseguindo roubar um vitória, na prorrogação, na casa dos atuais campeões, com impressionantes 36 pontos (igualando o recorde de ninguém mais, ninguém menos, que Karen Abdul Jabbar em jogo de estréia em playoff) e 11 assistências. Esse jogo não é considerado na eleição, mas nem precisa.

ALL NBA TEAMS

First Team:

G - Kobe Bryant
G - Dwyane Wade
C - Dwight Howard
F - Tim Duncan
F - Lebron James

Second Team:

G - Chauncey Billups
G - Chris Paul
C - Pau Gasol
F - Paul Pierce
F - Dirk Nwitzki

Third Team:

G - Tony Parker
G - Brandon Roy
C - Yao Ming
F - Carmelo Anthony
F - Kevin Durant

Não passaram no corte, mas merecem citação: Ray Allen, Shaquile O'Neal, Danny Granger, Derrick Rose, Joe Johnson e Deron Williams

MVP

Esse também é fácil. E olha que Dwyane Wade teve uma temporada "jordanesca", lembrando o jovem MJ do final dos anos 80 e, além disso, não mudo absolutamente nada do que escrevi sobre Kobe Bryant após os Jogos Olímpicos de Pequim. Mas o que Lebron James (sim, aquele que olhou pra mim na foto lá em cima!) fez nessa temporada vai além de qualquer coisa. Ele mostrou que vai dominar a liga nos próximos 10 anos. Não é por nada que vários times já começaram a enxugar a folha de pagamento desde o ano passado, abrindo mão de 2 temporadas, para tentar contratá-lo no verão de 2010, quando encerra seu cotrato com os Cavaliers. Recomendo a leitura dessa coluna de Bill Simmons (vá direto ao final, ao número 1 da lista). É o resumo perfeito. Em setembro, escrevi: "Já Lebron, esse é um fenômeno da natureza. Antigamente se dizia que ou se era rápido, ou se era grande. Ou se era forte ou se era habilidoso. Lebron consegue ser tudo isso ao mesmo tempo – é a versão rápida e habilidosa do Shaq, quando quer é completamente imparável". E acrescento essa comparação, feita também pelo Bill Simmons:

"At age 24, he's a cross between ABA Dr. J (unstoppable in the open court, breathtaking in traffic, has the rare ability to galvanize teammates and crowds with one "Wow" play, even handles himself as well off the court) and 1992 Scottie Pippen (the freaky athletic ability on both ends, especially when he's cutting pass lines or flying in from the weak side for a block), with a little MJ (his overcompetitiveness and sense of The Moment), Magic (the unselfishness, which isn't where I thought it would be back in 2003, but at least it's in there a little) and Bo Jackson (how he can occasionally just overpower the other team in a way that doesn't seem human) mixed in ... only if all of that Molotov Superstar Cocktail was mixed together in Karl Malone's body. This is crazy. This is insane. This is unlike anything we've ever seen. And to think, LeBron doesn't even have a reliable 20-footer or a post-up game yet. See, this is only going to get better. And it's already historic."

O Rei assume o trono.

.

Nenhum comentário: