terça-feira, 23 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA 2008

Antes de terminar o ano, gostaria de deixar registrado os fatos que marcaram o ano esportivo para mim. Meu critério é muito simples: são os eventos, acontecimentos, performances ou jogos que virão a minha cabeça quando me referir a 2008 daqui a, digamos, uns 10 anos. Como assisti a Alta Fidelidade mais uma vez nessa semana, segue minha lista no esquema Top 10:

10) Jogo 5 da ALCS - Boston Red Sox 8 x 7 Tampa Bay Rays - uma daquelas viradas típicas dos Red Sox pós-2004. Boston perdia de 7x0 no sétimo inning e conseguiu a virada para 8x7 e continuou vivo na série (perdiam por 3x1 antes daquele jogo). Tivessem vencido a série e a World Series, esse jogo fatalmente entraria no Top 5.

9) US OPEN de golfe - a vitória de Tiger Woods no playoff mesmo com uma séria contusão no joelho foi impressionante no momento em que aconteceu e tornou-se ainda mais história nos dias seguintes, quando os exames mostraram o tamanho da gravidade da contusão: ligamentos do joelho esquerdo e fratura dupla por stress na perna esquerda, que levaram a uma cirurgia que colocou fim a sua temporada. Vale assistir a essa entrevista onde o próprio Tiger, questionado sobre o risco que ele assumiu ao continuar no torneio mesmo com contusões desse tipo e se havia valido a pena, disse simplesmente: "I Won!". Na mesma entrevista, ele afirma que só voltará a 100% da sua condição em 2 anos.

8) Fluminense 3 x 1 São Paulo, quartas-de-final, Taça Libertadores. Meu primeiro jogo no Maracanã, a desclassificação doída nos últimos segundos, não dá pra não dizer que não foi um jogaço. Melhor passar para o próximo da lista...

7) Final de Wimbledon - Rafael Nadal x Roger Federer. Definitivamente, um dos maiores jogos da história do tênis (para alguns, o maior) e a afirmação de Rafael Nadal como número 1 do mundo após a grande hegemonia do suíço. Mais de cinco horas de jogo, interrupções por causa da chuva, 5 sets, lances sensacionais e a vitória do espanhol pela primeira vez em um Grand Slan fora do saibro.


6) GP Brasil de Fórmula 1 - uma corrida que parecia monótona, mas que reservou um final eletrizante, quando o Felipe Massa chegou a ter o título nas mãos por alguns segundos.

5) SUPER BOWL XLII - New York Giants 17 x 14 New England Patriots. Os Patriots tentavam fechar a temporada perfeita, buscando o primeiro título invicto desde o Miami Dolphins de 1972, mas pela primeira vez com uma campanha de 16 vitórias na temporada regular. Mas perderam o Super Bowl numa das maiores surpresas da história do esporte, num jogo espetacular, com uma campanha final impressionante dos Giants, incluindo o famoso Helmet Catch, um lance que ficou para a história.

4) Corinthians na Série B - essa lembrança eles vão ter que aguentar para sempre.

3) NBA FINALS - LAKERS x CELTICS. A maior rivalidade da NBA de volta às finais depois de 21 anos. Vitória dos Celtics em 6 jogos, Paul Pierce MVP, Kevin Garnett finalmente comemorando um título.



2) SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO - uma arrancada incrívei no segundo turno, tirando 11 pontos de diferença do então líder Grêmio e conquistando o sexto título nacional e o primeiro tricampeonato brasileiro da história.





1) JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM - o principal momento esportivo de 2008 não poderia ser outro, especialmente após a realização do sonho de acompanhar os jogos in loco pela primeira vez. Obviamente, os jogos vão ficar marcados para sempre na minha memória, além de terem sido o motivo que originou esse blog. Desmembrar os eventos resultaria numa lista enorme, mas vale lembrar a minha seleção dos melhores momentos, aos quais podemos acrescentar a inesquecível final do basquete masculino entre Estados Unidos e Espanha, as medalhas de ouro do Cesar Cielo e da Maurren Maggi e, obviamente, as 8 medalhas de ouro do Michael Phelps.

.

Um comentário:

PJ disse...

Tirando o Curintia, FANTÁSTICO! Duvido que saia algo do mesmo nível na imprensa.