sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

RONALDO NO CORINTHIANS



Considero Ronaldo, ao lado de Zidane, os dois maiores jogadores de futebol dos últimos 15 anos (época pós-Maradona). Ronaldo teve, pelas minhas contas apenas 6 temporadas de altíssimo nível (1994 a 1998 e 2002) - e foi eleito o melhor do mundo em 3 dessas 6 temporadas (1996, 1997 e 2002). Imagino como seria se não fossem as contusões.

E agora ele é anunciado como reforço exatamente do time que o mais torço contra: o Corinthians. Não consigo torcer contra Ronaldo, da mesma forma que jamais consegui torcer contra Michael Jordan ou Tim Duncan, mesmo nas vezes em que eles passavam por cima dos Lakers. Isso não quer dizer que vou deixar de torcer contra o Time-da-Marginal-Sem-Número - continuo querendo que eles voltem a comemorar o título da segunda divisão muitas e muitas vezes. Mas ao mesmo tempo não vou deixar torcer para que Ronaldo se recupere e volte a ser, se não o mesmo dos anos já citados, pelo menos aquele que tenha condições de voltar à Seleção Brasileira.

Aí que está um dos dois problemas que vejo nessa contratação ousada do Corinthians: em 2002, ele surpreendeu o mundo ao se recuperar a tempo para se tornar o artilheiro da Copa do Mundo, trazendo o penta para o Brasil. Mas naquela época, ele tinha 26 anos. Agora, com 32, qual a chance de que isso volte a acontecer (pelo menos num nível razoável)? Tenho minhas dúvidas.

Além disso, como os outros jogadores do time vão encarar ter uma estrela no time, com um mega-salário (falam de algo que pode variar de R$ 400 mil a R$ 1 milhão), com um tratamento fatalmente diferenciado (participação dos patrocínios e amistosos)? Estarão todos dispostos a correr pelo artilheiro ou pode acontecer algo semelhante ao que aconteceu com o São Paulo quando contratou Ricardinho a peso de ouro em 2004? É verdade que há indícios de que a chance de que o Fenômeno conquiste os colegas seja muitíssimo maior que aquelas que Ricardinho teve (diziam que o maior problema não era o alto salário, mas sim a fama de leva-e-traz). Ronaldo já começou agindo certo na entrevista exibida pelo Jornal Nacional de terça-feira, quando mandou anunciar que "estava chegando mais um louco para o bando de loucos que já estava lá". Obviamente a torcida está indo à loucura (dizem que Sãopaulino é chato - o que não deixa de ser verdade, com a diferença de que Sãopaulino é aquele chato com razão - aguenta a curintianada agora), e o retorno em bilheteria, venda de camisa e direito de TV serão garantidos.

Agora "só" falta ele se recuperar (problema número 1) e mostrar que pode ser estrela num time que comeu o pão que o diabo amassou na série B sem tirar a motivação dos demais (problema número 2). O Bola lembrou que, em 1966, o Corinthians contratou Garrincha - foram 10 jogos e 2 gols, nada mais. Torço para que Ronaldo se dê melhor que isso, mas apenas o suficiente para voltar a merecer o posto na Seleção Brasileira, não precisa se preocupar em trazer nenhum título para o Parque São Jorge.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tb não consigo torcer contra o Fenômeno!!! Como ele deve jogar no MÁXIMO jogo sim, jogo não, dá pra ser artilheiro e o curintia cair de novo hahahaha

Danilo Balu disse...

Não assinei... esse aí fui eu!
Abrax
Balu