sexta-feira, 4 de setembro de 2009

16 RODADAS...

Achei melhor esperar o final da tal janela de transferência de jogadores para dar o meu pitaco sobre o campeonato brasileiro. Dependendo do volume de transferências de jogadores, considerando chegadas e saídas, qualquer análise feita entes de 31 de agosto poderia se tornar completamente inútil.

As maiores perdas de jogadores aconteceram com o Cruzeiro e o Corinthians. O Cruzeiro já vinha mal depois de perder a final da Libertadores em casa (qualquer semelhança com o Fluminense de 2008 não é mera coincidência) e a perda de alguns jogadores, especialmente dos meias Ramirez e Wagner tiram o time azul de Belo Horizonte da briga, pelo menos na minha opinião. O Corinthians perdeu o volante Christian, que encaixou uma bela dupla com Elias no primeiro semestre, além do meia Douglas e do lateral esquerdo André Santos. Com exceção de Douglas, a perda dos outros dois é bem significativa. Além disso, perdeu Ronaldo, com a fratura na mão no jogo contra o Palmeiras e só deve retornar em meados de setembro.

Não vou falar nenhuma novidade além do que vem sendo falado na mídia em geral: na minha opinião, assim como para a maioria dos analistas esportivos, o campeonato se resume daqui para a frente na disputa entre 3 favoritos: São Paulo, Palmeiras e Internacional. O Inter perdeu Nilmar, mas nos últimos jogos mostrou que voltou a encontrar o bom futebol do começo do campeonato. O Palmeiras tem o técnico tricampeão brasileiro, que já mostrou ser um mestre em campeonatos de pontos corridos, e um time titular muito forte, mas não possui peças de reposição. A chegada de Vagner Love traz uma esperança ainda maior para os palmeirenses, mas a perda do Pierre, o carregador de piano, lesionado e fora do restante do campeonato, foi um golpe duro. Não acredito no Goiás na disputa do título, mas acho que ele pode brigar pela quarta vaga na Libertadores. E ainda não desisti do Grêmio, apesar dos constantes tropeços fora de casa. Acredito que um desses dois fique com a quarta vaga. O Corinthians, já classificado para a Libertadores, deve continuar brigando para ficar entre os 4 melhores, mas não acredito no título. E só. Atlético-MG, Santos, Flamengo, Cruzeiro e os surpreendentes Avaí e Barueri devem ficar pelo caminho.

E temos o São Paulo, que teve uma arrancada sensacional nos últimas 8 rodadas do primeiro turno mais a primeira do segundo turno, somando 25 pontos de 27 possíveis. E mais: jogando um futebol de alto nível. Alguns dos meus amigos são-paulinos estavam MUITO pessimistas após a desclassificação na Libertadores e a saída do técnico Muricy. Alguns diziam que “nesse ano é brigar para não cair”. Outros queriam que a diretoria mudasse o nome do filme “Soberano” para “Soberba”. Hernanes e Jorge Wagner vinham sendo vaiados pela torcida.

Lembro que em 2006 houve um jogo chave, contra o então líder Botafogo, no Maracanã, que marcou a arrancada do São Paulo para o primeiro dos 3 títulos consecutivos. Em 2007 o campeonato foi mais tranqüilo, o tricolor terminou com 15 pontos de vantagem para o vice-campeão. E em 2008 teve o tal jogo contra o Atlético-MG no Mineirão, um empate por 1x1 que fez com que o time e a comissão técnica parassem para analisar o mau momento e mudassem de atitude. O resultado foi a virada na competição, tirando os 11 pontos de vantagem que o então líder Grêmio tinha e conquistando o terceiro título consecutivo.

Em 2009 podemos dizer que existe esse tal jogo chave, que foi em Porto Alegre, contra o Internacional, que abriu 2x0 ainda no primeiro tempo, o nos levava a achar que seria mais um fiasco e que realmente nesse ano não haveria reação. Ora, se nos 3 títulos consecutivos fomos derrotados no Beira Rio, o que aconteceria então durante a crise desse ano? O time voltou para o segundo tempo com Jorge Wagner, até então no banco por deficiência técnica. Ele não só foi o melhor em campo, como comandou a reação e o empate por 2x2 (e poderíamos ter vencido). Depois desse jogo, foram 7 vitórias consecutivas, com bom futebol e o São Paulo encostou no líder Palmeiras (a diferença chegou a 1 ponto e hoje está em 4). Hernanes, Jorge Wagner e Rycharlison voltaram a jogar bem. Dagoberto começou a fazer gols. O técnico Ricardo Gomes deixou de ser questionado e começou a sair da sombra de Muricy. O campeão voltou.

Ricardo Gomes tem méritos? Sem dúvida! Mas, da mesma forma que considero o mau desempenho dos jogadores como o maior motivo da má fase que culminou com a desclassificação da Libertadores e a saída de Muricy, também considero a retomada da boa fase de alguns jogadores, especialmente os citados no parágrafo acima, como o principal motivo da reação do time. Dizem que o novo técnico melhorou o ambiente e motivou os jogadores, coisa que Muricy não vinha conseguindo fazer. Para esses pergunto: o que Muricy fez nos últimos 3 anos? Exatamente a mesma coisa! Reanimou um time desanimado com a perda da Libertadores, especialmente em 2008, e levou o tricolor aos 3 títulos. Minha opinião continua a mesma: não se abre mão de um técnico com 3 campeonatos consecutivos. A troca de Muricy por Ricardo só se justificará se 1) Ricardo comandar o São Paulo a 3 títulos nacionais ou 2) Ricardo comandar o time a um título de Libertadores.

O São Paulo será tetracampeão? É possível que sim. O capitão Rogério Ceni voltou depois de quase 5 meses de afastamento. A perda de Hernanes por 6 semanas, lesionado,é preocupante, mas em compensação, a venda de Miranda para o exterior, dada como quase certa, não se concretizou (só espero que ele não fique desmotivado). A partir de agora, veremos quem consegue manter a melhor regularidade: São Paulo, Palmeiras ou Internacional. Se minha vida dependesse disso, ainda apostaria no tricolor, principalmente por ter o melhor elenco e as melhores opções no banco. Mas sabemos o quão raro foi a conquista do tricampeonato. O que dizer de um possível tetra? Nas palavras do meu amigo Vitão, “ só de ver o time voltar a jogar muito bem já nos deixa felizes e faz valer o investimento no passaporte tricolor”.

Mais 16 rodadas... todos os jogos com cara de decisão... e não sei como alguém ainda pode dizer que campeonato de pontos corridos não é legal.
.

Um comentário:

Fabio Pimentel disse...

O jogo contra o Botafogo (0 x 2) foi em 2007.
Abs.