quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mensagem para o meu time

Alex Silva e Rodrigo Souto, obrigado por continuarem a se matar em campo, mesmo jogando junto com caras que não mereceriam tamanha dedicação. Sério, vocês são os poucos dos quais não posso falar nada de mau.

Rogério Ceni, você é e sempre será ídolo. Sei que chegar aos 100 gols na carreira será fantástico, mas seu aproveitamento nos pênaltis tem caído muito. Deixe para bater pênaltis nos jogos que estivermos ganhando de 2x0 do Atlético-GO no Morumbi. Mesmo assim, sua reação após a perda do pênalti foi daquelas coisas que somente atletas diferenciados são capazes: assumiu a responsabilidade, procurou a concentração e foi pegar 2 pênaltis consecutivos. E ainda continua nos dando toda a tranqüilidade do mundo no gol. Você é um monstro. E, pensando melhor, bata todos os pênaltis que você quiser, você tem inúmeros créditos... mas treine um pouco mais, OK?
 
Hernanes e Miranda, acreditem no que estou dizendo: vocês são bons DEMAIS. É fato que vocês já poderiam estar jogando na Europa e garantindo suas próximas gerações em termos financeiros. É fato também que vocês poderiam estar às vésperas de serem convocados para disputar uma Copa do Mundo. Se essas coisas não aconteceram vocês têm uma parcela enorme (senão integral) de responsabilidade. E só vocês poderão reverter esse quadro. Quando vocês querem, vocês são craques. Voltem a querer.

Jorge Wagner, andei comprando muita briga por sua causa. Ainda não desisti de você e continuo com minha convicção dos últimos 3 anos, que quando você e o Hernanes jogam bem o São Paulo dificilmente deixa de ganhar um jogo. Me responda uma coisa: você não treina mais cruzamentos e cobrança de escanteios?

Richarlysson, melhor não dizer nada... posso ser processado.
 
Cicinho, você não está em 2005. A torcida te adora por tudo o que fez, mas você está nos enganando. Não é possível que você tenha desaprendido a jogar... quero acreditar que você só se esqueceu e precisa ser relembrado. Entre em forma e treine muito. Só então se coloque a disposição do técnico. Não prejudique a imagem que você construiu nesse time 5 anos atrás.

Junior Cesar, quando você estava no Fluminense eu morria de medo das suas arrancadas pela esquerda. Às vezes ainda vejo alguns lampejos do que você fazia em 2008, mas está cada vez mais raro. Você está perdendo uma chance de ser reconhecido na posição mais carente do futebol brasileiro. Você tem ciência disso? Sério?

Jean, para você poderia valer o mesmo comentário que fiz para o Rodrigo Souto e para o Pirulito. Mas você não está jogando. Uma pena que você esteja na reserva de um ex-lateral-em-atividade. Pena mesmo.

Marcelinho Paraíba, antes de mais nada, obrigado por não chutar o pênalti no Santo Paulo Bar. Se você tivesse feito isso, eu teria entendido. Você teve toda a razão de ficar irritado por ter entrado somente aos 46 do segundo tempo para bater pênalti. Mas, você pode me explicar o que aconteceu entre sua saída do Coritiba e sua chegada ao São Paulo? Deixou o futebol e a condição física em Curitiba? Só se passarem 2 meses! Minha cabeça dói.
 
Por isso somos obrigados a agüentar vocês, Dagoberto, Marlos e Fernandinho. Sorte de vocês que não estou escrevendo logo após o final do jogo, se estivesse escrevendo na saída do Morumbi, seria impublicável. Vocês não conseguem acertar um passe na entrada da área. Vocês têm dificuldades para levantar a cabeça quando estão dominando a bola. Um reclama do outro quando a bola não chega. Acham que jogar bem contra Monte Azul e Botafogo de Ribeirão Preto é alguma coisa. Vocês possuem deficiência técnica, para usar um termo menos forte. Sabem o que a gente faz quando se tem deficiência técnica e se comete tantos erros? A gente treina... e treina muito. Mas vocês acham que são craques... então estou desistindo de vocês.

Washington, graças aos três aí de cima sou obrigado a achar que você tem que jogar (que heresia!). Mas não se anime muito. O Fernandão está chegando (acho) e sua postura me irrita demais. Você deveria agradecer aos céus todos os dias por conseguir estar em um time como o São Paulo, mesmo com todas as suas limitações. Ao invés disso, joga de forma burra e reclama com o técnico quando não joga. Falando no técnico...
 
Ricardo Gomes, quando todos os jogadores vieram te abraçar após a vitória nos pênaltis, eu percebi que eles gostam de você. Mas me preocupou, e muito, quando na entrevista,o Rogério Ceni comparou seu estilo ao estilo do Oswaldo de Oliveira. Tenho a mesma linha de raciocínio do meu amigo Batata, que diz que o resultado bom ou ruim é fruto da execução, ou seja, dos jogadores. Mas quando a execução não funciona, é função do técnico perceber o que está errado e corrigir. E você tem peças (jogadores) suficientes para corrigir. É função do técnico conhecer e compreender os jogadores que tem à sua disposição e montar o esquema que aproveite ao máximo essas peças. Não adianta chegar com um esquema pronto e fazer todos se adaptarem ao seu esquema, isso só adianta se o esquema for realmente diferenciado, se você tiver a habilidade para envolver os jogadores a aceitá-lo e ter o melhor jogador do mundo à sua disposição. Mas você não é o Phil Jackson. Por isso, você tem que entender o que tem nas mãos, montar o esquema baseado nisso, convencer os jogadores a fazer o que você quer e condicioná-los (T-R-E-I-N-A-M-E-N-T-O) para isso. É função do técnico fazer os jogadores trabalharem nas suas deficiências. Me responda com sinceridade: Marlos, Dagoberto e Fernandinho treinam passes, tabelas, lançamentos curtos? A impressão que eu tenho é que eles só fazem um tipo treinamento: driblar uma fila de cones, de cabeça baixa. Você sabia que nos jogos os cones de movimentam e podem roubar a bola? Ontem durante o primeiro tempo estava claro que levávamos vantagem no jogo aéreo após alguns cruzamentos. Você coloca o Washington, tira o Jorge Wagner e pede para o time colocar a bola chão e tentar entrar tocando dentro da área? Com um quarteto que é incapaz de acertar dois passes seguidos?

Volte ao básico: Richarlysson e Cicinho não podem ser escalados. Dagoberto, Marlos e Fernandinho só podem voltar ao time se começarem a acertar tabelas, passes e lançamentos curtos. Será que Marcelinho Paraíba não tem mesmo condição? Não conseguimos fazer gol em 180 minutos no Universitário do Peru, jogando até com 4 atacantes. Pra que insistir com eles? Não temos atacantes com qualidade para jogar com a bola no chão do jeito que estamos tentando, não insista. Volte a acertar o sistema defensivo, com 3 zagueiros (Xandão já mostrou que tem muito valor). Jean na direita e Junior Cesar na esquerda (ambos correm muito, pelo menos). Rodrigo Souto e Hernanes de volantes (onde o “10” realmente rende). Jorge Wagner e Marcelinho soltos e Washington (na falta de outro) tentando uma ou outra finalização. Volte a treinar cruzamentos, lances de bola parada e chutes de fora da área. Não vamos tomar gol e temos alguma chance de marcar, coisa que não está acontecendo com os 3 picaretas que jogaram ontem. Nesse esquema o Muricy ganhou 3 brasileiros, você também é capaz de conseguir alguma coisa.

O pior de tudo é que temos alguma chance de ganhar a Libertadores, considerando os adversários. Estamos entre os 8 e não precisamos ser melhores que os outros 7, precisamos ser melhores que apenas 3: o adversário das quartas-de-final, o da semifinal, e o da final. Mas se você insistir no rumo atual das coisas, não passaremos nem do Cruzeiro.


Um comentário:

Danilo Balu disse...

MTO bem lembrado... estamos entre os 8, mas precisamos ser melhor que apenas 3!
Um cara da Gaviões espalhou um email parecido e foi parar em entrevista com o Leifert! Vai pra cima, Ronalt!!!!