sábado, 28 de novembro de 2009

OS MELHORES DA DÉCADA

Sei que estou devendo uma maior frequência de posts a todos os meus 4 leitores, mas estou numa fase de pico de trabalho e, ao mesmo tempo, utilizando as horas livres (reduzidas nas últimas semanas) para acompanhar a NFL, o Campeonato Brasileiro e o primeiro mês da NBA. A mudança de fuso horário atrapalhou também, já que agora os jogos nos Estados Unidos começam mais tarde por causa do horário de verão, que começou aqui e terminou lá, fazendo com que eu acabe ficando acordado até mais tarde aos domingos e as segundas (NFL) e fique com reflexos de sono no resto da semana.

Mas não fiquei totalmente parado. Há algumas semanas tive uma idéia e, falando dela a alguns amigos, o negócio cresceu. Como eu considero que uma década começa no ano terminado em ZERO, ao contrário de alguns critérios talvez até mais oficiais e matematicamente corretos (afinal, pra mim faz mais sentido dizer que, por exemplo, a os anos 80 tenham começado em... 1980!), decidi eleborar listas dos destaques da primeira década do século 21. Na verdade nem sei como chamá-la ainda, seria "década de 2000"? "Década de 00"? Enfim, isso é de menos, o que vale são as listas. Escolhi algumas categorias de esporte e entretenimento e comecei a relembrar os últimos 10 anos. Serão publicadas ao longo mês de dezembro, sempre no esquema "Top 10".

Minhas listas não indicam somente os melhores (embora seja um critério importante), mas representam também aqueles filmes, músicas, confrontos esportivos, equipes, atletas, etc., que marcaram a década PARA MIM. Meu principal critério, na verdade, é imaginar quais os nomes, em cada categoria, virão à minha cabeça daqui a uns 10 ou 15 anos?

A primeira lista será a de filmes da década. Não foi nada fácil chegar aos 10 finalistas (minha lista inicial tinha quase 60 nomes). Mesmo com tantas opções, uma conclusão pessoal é que essa década foi inferior à decada passada no cinema. Quando penso nos anos 90, 5 filmes saltam à minha memória imediatamente: "Pulp Fiction", "Um Sonho de Liberdade", "Os Suspeitos", "Seven" e "O Sexto Sentido". Na minha modesta opinião, nenhum filme da década atual ficaria numa posição acima desses 5. Mas é só a minha opinião...

Como eu ia dizendo, alguns amigos também gostaram da idéia e preparam suas próprias listas de filmes da década. Alguns as divulgarão em seus respectivos blogs mas eu decidi publicar por aqui também uma lista consolidade do "comitê". Para consolidar, adotei um critério básico: 10 pontos para cada citação em primeiro lugar, 9 para cada citação em segundo lugar, e assim sucessivamente. O resultado ficou bem interessante.

As listas são mais um registro pessoal das coisas que me marcaram do que qualquer outra coisa. Mas espero que todos os 4 leitores aproveitem a retrospectiva.

.

5 comentários:

Danilo disse...

Opa... Sou um dos 4 leitores e aguardo ansiosamente a divulgação de nossas listas... haha

Danilo Balu disse...

O ciclo vai se fechando... quem são os outros 2?
Abrax

Felipe disse...

Eu só li esse porque é mais curto que a média!!!:-)

Abs!
Fil

Julio disse...

Fala Ronalt: 5 leitores pois ainda tem o Adolfo... Aguardo ansioso os top 10. Abs.

Unknown disse...

É verdade - a audiência do blog cresceu 25% - agora são 5 leitores assíduos.

Vou pensar em alguns bons filmes da década...