segunda-feira, 16 de novembro de 2009

COLTS 35, PATRIOTS 34 - MAIS MÉRITOS DE PEYTON MANNING DO QUE CULPA DE BILL BELICHICK

Valeu muito a pena ter ficado acordado até tarde para acompanhar o jogo entre os times da década da NFL: New England Patriots e Indianapolis Colts (ok, os Steelers também entram na discussão). Além de serem 2 dos 3 times mais vitoriosos dos últimos 10 anos, ainda contam com os dois melhores quarterbacks desse mesmo período: Tom Brady (Patriots) e Peyton Manning (Colts).

O jogo foi em Indinapolis e, no início do quarto período, os Patriots pareciam ter total controle da situação, vencedo por 31x14. Ainda venciam por 34x21 a 4:12 do final. Em uma campanha de 79 jardas em 1 minuto e 49 segundos, os Colts reduziram a vantagem para 34x28, com 2:23 por jogar. Os Patriots começaram sua última campanha para fechar a partida e se depararam com uma situação de 4th down para 2 jardas na marca de 28 jardas de seu campo. A cartilha básica diz que a jogada correta é o punt, devolvendo a bola para o adversário o mais longe possível. Mas o técnico Bill Belichick, para descrédito de todos, partiu para a tentativa de conversão para ganhar mais 4 jogadas. A tentativa foi em vão e os Colts ganharam a posse de bola a 29 jardas da end zone. Quatro jogadas depois, Peyton Manning completava o passe na end zone para Reggie Wayne, completando uma das viradas mais espetaculares que eu já vi.

De repente, todo o foco ficou na decisão de Belichick, considerada uma loucura por muitos, incluindo os narradores da ESPN, Paulo Antunes e Everaldo Marques. Eu também tive a mesma sensação no momento. Mas, parando para pensar, cheguei a conclusão de que, se não foi uma decisão 100% correta, foi, no mínimo mais do que lógica. Por que? Porque no outro time havia um monstro chamado Peyton Manning. Já mencionei que ele havia conduzido uma campanha de 79 jardas em pouco menos de 2 minutos para reduzir a vantagem para 34x28. Pois essa já era a SEGUNDA campanha de 79 jardas resultante em touchdown naquele quarto! Pouco antes, em 2 minutos e 4 segundos, ele havia conduzido outra campanha, também de 79 jardas, para reduzir a vantagem para 31x21. O play-by-play do último quarto pode ser visto aqui.

Nesse ponto temos que pensar com a cabeça de Belichick. Restavam pouco mais de 2 minutos para o final do jogo. Um punt levaria a bola para a marca de 30 a 40 jardas do campo adversário, deixando de 60 a 70 jardas a serem percorridas em 2 minutos, coisa que já havia sido feita por duas vezes somente naquele quarto! Com o histórico de decisões arrojadas (e na maioria das vezes eficazes) ao longo da carreira, o técnico dos Patriots procurou fazer o que considerava mais seguro, que era manter a posse de bola e não dar a chance para Manning. Por algumas polegadas o plano não deu certo.

Desde que acompanho a NFL (cerca de 20 anos), só consigo citar 5 quarterbacks que poderiam provocar tal decisão: Joe Montana, Steve Young, Brett Favre, Tom Brady e Peyton Manning. Todos com histórico de várias viradas incríveis em finais de jogos, em campanhas longas e rápidas. Dois deles estavam em campo ontem e estão disputando uma vaga na minha lista de melhores atletas da década (detalhes em breve). Um deles provocou uma decisão que, embora questionável, era lógica e teve mais uma chance de conseguir mais uma vitória. E quando Kevin Faulk ficou a algumas polegadas de completar o 4th down, todos sabiam que os Colts venceriam o jogo. Peyton Manning ganhou o jogo, manteve seu time invicto na temporada (9-0), ganhou mais pontos para conquistar o prêmio de MVP pela quarta vez na carreira, o que será o recorde na história da NFL e ainda levou mais um ponto em seu favor para entrar na minha lista.

Ontem assistimos aos 4 melhores times da AFC em campo (mais cedo, a Band Sports havia transmitido a vitória do Cincinatti Bengals sobre o Pittsburgh Steelers). Após ver esses jogos, estou com a sensação de que teremos mais um duelo entre Patriots e Colts em janeiro, novamente em Indianapois e dessa vez, provalvente, por uma vaga no Super Bowl. E todos sabemos o que pode acontecer se Peyton Manning tiver a chance de ganhar o jogo.

.

Nenhum comentário: