sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - PARTE 1: OS ATLETAS DO ANO

Sim, eu sei, meu último post nesse blog foi no início de setembro, há quase 4 meses. Não voltei nem pra contar a experiência de ter acompanhado in loco o Mundial de Basquete da Turquia, a excitação que foi o Fantasy da NFL, nem mesmo a temporada sensacional da NFL ou as finais do campeonato brasileiro. Uma vergonha. Não imagino que os 3 ou 4 amigos que passavam por aqui de vez em quando ainda vão aparecer depois de tanto tempo, mas resolvi não deixar o ano terminar em branco e vou deixar registrada minha retrospectiva esportiva de 2010. Pelo menos será um registro pessoal. Começo pelos atletas do ano.

1. Rafael Nadal

Barbada. Conquistou 3 Grand Slams - Roland Garros, Wimbledon e US Open, sendo que esse último título o transformou no sétimo tenista da história a conquistar os 4 maiores títulos do tênis. Seu domínio só não foi completo por que o número 7 dessa lista ainda tem alguma lenha para quiemar.


      

      
       2.       Tom Brady (futebol americano - QB - New England Patriots)

      Como se não bastasse ser o marido da Gisele Bundchen, voltou à forma de 2007, quando foi o MVP da NFL e só não foi campeão invicto por causa de uma das maiores jogadas da história. Estourou o joelho em 2008, utilizou 2009 como recuperação e deverá ser novamente o MVP da liga nessa temporada. 


      3.       Michael Vick (futebol americando - QB - Philadelphia Eagles)

      Talvez a história do ano. Vick esteve preso entre os anos de 2007 e 2008 devido ao envolvimento em brigas de cachorros. Após a prisão, voltou à NFL e foi contratado como reserva pelo Philadelphia Eagles. Nesse ano, assumiu a condição de titular com a contusão de Kevin Kolb e se transformou na maior sensação da liga. E está ainda melhor do que era antes da prisão, pois além da capacidade atlética, que lhe permite várias corridas, ainda aprimorou a condição de um grande passador.
            
            
            4. Kevin Durant (basquete - Oklahoma City Thunder e Seleção dos Estados Unidos)
      
      Aos 21 anos tornou-se o mais jovem cestinha de uma temporada da história da NBA e ficou em segundo lugar na eleição de MVP. De quebra, ainda levou nas costas a seleção dos EUA no Campeonato Mundial da Turquia, onde foi o MVP. Veteranos como Chauncey Billups e Lamar Odom nada mais faziam do que passar a bola para Durant. Uma das maiores máquinas de marcar pontos que já se viu no basquete. 


             5. Lionel Messi (futebol - Barcelona e seleção da Argentina )  

      Apesar de não ter conseguido levar a seleção argentina para além das quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, ainda é de longe o melhor jogador de futebol do mundo. 


            6. Roy Halladay (baseball - Philadelphia Phillies)

Quando a ESPN HD foi disponibilizada em minha casa, um amigo meu me disse que assistir jogos de baseball na temporada regular seria um exagero. Concordei, mas com duas exceções: quando o jogo fosse entre New York Yankees e Boston Red Sox ou quando o jogo fosse dos Phillies com Halladay arremessando. Nesse ano ele conseguiu dois feitos fantásticos: lançou um perfect game durante a temporada regular e um no-hitter durante os playoffs. E essa matéria da revista Sports Illustrated me fez tornar um fã do cara.


            7. Roger Federer (tênis) 

      Se Rafael Nadal dominou o ano com os três títulos citados anteriormente, não podemos deixar de lembrar que o ano começou com a vitória de Federer no Australian Open e terminou com outra vitória dele, no Masters Cup.


             8. Kobe Bryant (basquete - Los Angeles Lakers) 

      Levou os Lakers ao bicampeonato e agora está a um título de se igualar a Michael Jordan. 

             
      9. Murilo (vôlei)

      Grande vizinho! Não é fácil ter que substituir o melhor jogador de vôlei do mundo dos últimos 10 anos. Murilo não só assumiu o lugar de Giba na seleção brasileira, como foi o melhor jogador nas conquistas da Liga Mundial e do Tricampeonato Mundial. 
     
      10. Cesar Cielo (natação)

Unificou os títulos mundiais dos 50m e 100m nas piscinas curta e longa. Monstro.




3 comentários:

Adolfo disse...

Pelo menos este amigo ainda passa por aqui ! Estava com saudade dos bons textos e os rankings !

Danilo Balu disse...

Booooa! Mas nada do Vettel? Esquecimento, não mereceu ou só por que é F-1??

p.s.: estou vendo NBA toda 3a e sábado no Esporte Interativo! Já estou entendendo MTO mais!! Até reli seu artigo sobre o Lakers x Boston de tempos atrás! Jason Kidd monstro! hahaha

Ronalto disse...

Terceira opção... só pq é F1. O "Atleta" Red Bull tem mais mérito que o "atleta" Vettel. Logo...