1. Copa do Mundo
Apesar do fiasco da Seleção Brasileira, foi uma grande Copa do Mundo. O título da Espanha foi merecido, mas foi muito bom ver o renovado time da Alemanha jogando muita bola (Alemanha jogando bonito? Pois é.) e a boa surpresa dos vizinhos uruguaios.
2. Rafael Nadal fechando o Grand Slam na carreira
Apenas 7 tenistas na história conseguiram conquistar os quatro títulos de Gran Slam na carreira (Australia, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Nadal largou de vez a imagem de ser somente um jogador de saibro, como entrou na corrida para buscar o recorde de grand slams de Roger Federer (no momento 16x9).
3. NBA Finals - Lakers x Celtics
A maior rivalidade da NBA e uma das maiores do esporte mundial. Pela décima-segunda vez os times se enfrentaram nas finais e pela segunda vez em 16 anos a decisão foi para o sétimo jogo, que foi uma verdadeira guerra, não foi bonito, mas foi espetacular. Histórico.
4. Mundial de Basquete
Teve um significado especial pra mim, já que acompanhei in loco. Além do título dos EUA e das atuações de Kevin Durant, foi bom ver que o Brasil começa a voltar a competir em bom nível (apesar da derrota doída para a Argentina nas quartas-de-final), além de jogos fantásticos, com finais emocionantes, especialmente Espanha x Sérvia e Turquia x Sérvia.
5. Super Bowl XIV – título do New Orleans Saints
Muito bom ver New Orleans em festa poucos anos depois da tragédia do Katrina. O simbolismo do título foi muito além do esporte. E o jogo teve seus momentos que marcaram, como o onside kick dos Saints no início do terceiro quarto e a interceptação de Peyton Manning no final do jogo que garantiu a vitória.
Outra vitória que tem um significado que ultrapassa as barreiras do esporte. Logo após o escândalo de Tiger Woods, Mickelson, considerado um “exemplar homem de família”, conquista o torneio mais tradicional do golfe. Clicando aqui pode-se ler o texto que escrevi na época.
7. Muricy ganhando o 4º título em 5 anos
Ainda não consigo aceitar que o São Paulo o demitiu no meio de 2009 mesmo depois de 3 títulos nacionais conquistados. Dessa vez ele conseguiu o título com o limitado, mas regular, time do Fluminense, que passou a maior parte do campeonato sem os seus principais jogadores, como Deco e Fred, que estavam machucados. Quatro títulos em cinco anos. Melhor que isso: o único título que ele perdeu (2009) foi pelo Palmeiras.
8. Transferência de Lebron James
A transferência de Lebron James, após o final de seu contrato com o Cleveland Cavaliers, foi o fato que mais ocupou o espaço da imprensa americana em 2010, mais que o embrólio do Brett Favre e muito mais que o retorno de Michael Vick. Primeiro, toda a expectativa pela transferência e a decisão a ser tomada. Veio a frase do ano: “I’m going to take my talents do South Beach” e, a partir daí, a transformação d o ídolo em vilão, pela forma como ele tomou a decisão – em uma entrevista em cadeia nacional, esfaqueando Cleveland pelas costas.
9. Brasil Tricampeão Mundial de Vôlei
O maior domínio de uma equipe/seleção no esporte mundial. Não há nada que se possa comparar.
10. Jogos Olímpicos de Inverno
Apesar de não acompanhar tanto, os Jogos de Vancouver me marcaram de duas formas: foi a minha primeira experiência com transmissões de TV em alta de definição (uma nova era que não terá mais volta) e a impressionante popularidade-momentânea do curling aqui no Brasil – foi engraçado ver meus amigos “especialistas” em futebol trocando inúmeros e-mail’s sobre a bocha-no-gelo.
.