Fortes emoções na quarta-feira à noite. Enquanto os Yankees tentam fechar a World Series contra os Phillies (lideram a série por 3 a 2), o São Paulo joga contra o Grêmio no Estádio Olímpico pela liderança do campeonato. Para não perder nada, posicionei 2 TV's uma ao lado da outra, a maior com o jogo do Olímpico e a menor com o jogo do Yankee Stadium. Além disso, é dia de encher a sala com os amigos sãopaulinos. Tentamos montar a mesma formação tática do título do ano passado: eu, Batata, Dante, Bola e Cris. Só faltou o Baboo (departamento médico). Segue o play-by-play da noite:
21h48: Arouca escalado. Todos preferem Jean na meia e ninguém não entende por que o Adrian Gonzalez não pode jogar... explicaram que é por questão de altura. Hein?
21h49: Batata comenta que o Souza cairia bem no SP. Prontamente repreendido pelo Bola e pelo Dante. Comentário do Bola: “quer dizer que quando o Hugo estiver jogando muito pela Taça Guanabara em 3 anos pelo Botafogo vc pedir pra ele voltar?”
22h02: Cris pergunta se o árbitro é o Hugo. O pior é que parece mesmo... e muito.
22h04: Batata não gosta de falar mal de jogadores adversários durante o jogo pra não zicar. Mas arrisca mesmo assim: “Esse Maxi Lopez é muito grosso!”
22h07: Começamos a montar a seleção dos caras que NÃO gostaríamos que voltassem ao São Paulo: a zaga: Juninho e Jean. Lateral direito: Éder. Lateral esquerda (e capitão): Gustavo Nery. Goleiro: Alencar.
22h10: Lance complicado na área do São Paulo. Maxi Lopez faz o giro em cima do André Dias, mas o árbitro marca falta. O Fil deve ter tido um ataque lá em Itacaré.
22h11: o Lúcio ainda é o quarto melhor lateral-esquerdo do mundo ou já subiu, agora que o Roberto Carlos está em fim de carreira?
22h11: Mais uma bom lance do Hernanes e um chute perigoso. Ele tem sempre 2 opções de drible: pedalada saindo pra esquerda ou pisar na bola com a esquerda e sair pra direita. E os marcadores SEMPRE caem.
22h12: Mais nomes para a seleção dos que não devem voltar: meio de campo: Ramalho, Fabio Santos, Marquinhos. No ataque: Roger, André Lima e Alex Dias. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
22h17: e o São Paulo toma mais um gol de bola aérea. E aqueles 15 minutos de treino que o Ricardo Gomes comentou? O cara nem subiu pra cabecear. Grêmio 1x0.
22h20: Frase da noite até agora: “O Galo está com uma gordurinha pra não cair” (Dante)
22h21: Batata: “É, tenho uns amigos que não gostavam do Muricy, mas com ele a gente não tomava gol de cabeça...”
22h25: DAGOBERTO! 1x1! VAI TRICOLOR! Obviamente a bola desviou em alguém...
22h28: Chega mensagem da Carol (esposa do Dante) – tem um vizinho com um Megafone. Precisamos arrumar um para o próximo jogo.
22h30: segunda TV ligada. O Paulo Autuori está no Yankee Stadium comentando pela ESPN americana?
22h34: Fechamos a seleção dos “não voltem” no esquema 4-3-3 (afinal, o técnico é o Oswaldo): Alencar, Éder, Jean, Juninho e Gustavo Nery (capitão). Ramalho, Fabio Santos e Marquinhos. Roger, André Lima e Alex Dias.
22h35: Tentativa de passe do Washington para a lateral. Resultou numa isolada para fora do campo. Meu Deus...
22h41: Final do primeiro tempo: 1x1.
22h45: Discussão sobre qual filme é melhor: Amnésia ou Efeito Borboleta (eu e mais alguns amigos estamos preparando a lista dos melhores da década). A maioria prefere Amnésia. Eu prefiro Efeito Borboleta por dois motivos: 1) O desfecho do filme é muito bom e 2) Amnésia vale pela criatividade da forma de contar a história, mas a história não é tão boa quanto a de O Efeito Borboleta. Se bem que nenhum dos dois deve entrar no meu Top 10 mesmo...
22h50: Hino Americano é cantado no Yankee Stadium. TODAS as pessoas presentes ao estádio em pé e em silencio, em sinal de respeito. Nos jogos que assisti lá em setembro percebi que isso acontece até com as pessoas que estão nos corredores externos e nos funcionários das lanchonetes. Aqui no Brasil a torcida, durante a execução do hino, fica gritando o nome dos jogadores. Temos muito o que aprender.
23h11: Rogério faz duas boas defesas na sequência. Pressão do Grêmio. Já dá pra afirmar que o empate é um bom resultado?
23h12: Começa o jogo 6 da World Series no Yankee Stadium. Pedro Martinez arremessando pelos Phillies. A TV do baseball está sem som, então não estamos ouvindo o Paulo Antunes e nem a torcida dos Yankees gritando “Who’s Your Daddy”. 3 up, 3 down (Jeter, Damon e Teixeira). Bom começo.
23h17: Andy Pettitte arremessando com apenas 3 dias de descanso na tática suicida do Joe Girardi. Um walk para Jayson Werth. Na sequência, um wild pitch e Werth rouba a segunda.
23h17: Borges no lugar do Washington. A essa altura do campeonato, ninguém sabe o que é melhor para o time. O pior é que pensar que a melhor opção seria o Hugo não é nenhum absurdo. Senhoras e senhores, o ataque do São Paulo Futebol Clube em 2009!
23h22: Defesa monstruosa do Rogério Ceni em cima na linha em MAIS UMA cabeçada do Grêmio.
23h23: Final do primeiro inning sem nenhuma corrida. Mas Pettitte já mostrou que pode ter uma noite complicada.
23h26: Pergunta do Internauta: “Quem tem mais chance de ser campeão: São Paulo ou Muricy?”. Melhor não publicar os xingamentos ao Jefferson de Campo Grande.
23h28: Marlos no lugar de Jorge Wagner. Será que vamos perder de vez o meio-de-campo? A próxima substituição lógica seria Hugo no lugar do Dagoberto. A chance do São Paulo é encaixar um contra-ataque.
23h30: Borges expulso.
23h32: Dagoberto expulso. Lance parecido com o carrinho do Danilo do Palmeiras no domingo. Essa expulsão foi justa. A não-explusão no domingo não foi.
23h33: Walk para A-Rod. Home Run de Hideki Matsui. Terceiro home run do japonês na World Series, segundo contra Pedro. Yankees 2x0. Dá pra esquecer os últimos 3 minutos?
23h43: O empate se tornou um baita resultado. Hugo no lugar do Arouca. 4 minutos de acréscimo.
23h45: Rebatida tripla do C.Ruiz com 1 eliminado. Sacrifice fly do Jimmy Rollins. 2x1. Temos um jogo.
23h46: Jean expulso. Mais dois minutos de acréscimo. Não faz o menor sentido. Tanto que ele (o árbitro) acabou aos 50’.
00h07: Pedro entregando o campeonato. Bases lotadas e mais um hit do Matsui. Yankees 4x1. O Matsui pode ser o MVP da World Series sem ter estado no line up em 3 dos 6 jogos (considerando que pode acabar hoje).
00h13: Diálogo da noite:
Cris: o Fabregas está na minha seleção do mundo.
Dante (prontamente apoiado por Batata e Ronalt): O meio do campo da minha seleção seria Gerrard e mais 3.
Cris: A minha pode ser no 4-3-3 com o meio de campo com Gerrard, Fabregas e Kaká
Bola: Pô, mas aí não vai ganhar de ninguém.
Ronalt: Então coloca o Jean de primeiro volante.
Cris: Sim! E o Lugano na sobra!
Ser sãopaulino é fantástico!
00h21: E-mails do egroups do BolãoNBA: o Fil ainda tá achando que teve boa vontade com o São Paulo, mesmo com 3 expulsos e 5 minutos de acréscimo. Os palmeirenses são impressionantes...
00h34: bela defesa do Chase Utley para fechar o quarto inning. Ainda Yankees 4x1. Comentários: o Bosco teria rebatido pra frente. O Felipe (Corinthians) daria 2 passos para o lado para fazer uma ponte.
00h38: Entrevistas nos vestiários do Olímpico. As câmeras do Sportv (Globo) ficam de lado para não focalizarem os patrocinadores. Belo incentivo àqueles que incentivam o esporte.
00h49: Pedro só durou 4 innings. No quinto, dupla do Jeter, RBI do Mark Teixeira. Yankees 5x1.
00h54: Opa, e hoje temos NBA também! Rodada tripla! Dallas Mavericks jogando contra os Hornets em New Orleans. Ontem o Dirk Nowitzki fez 29 pontos no último quarto para virar o jogo contra o Utah Jazz (68 fantasy points no total!). Baseball para a TV maior, basquete na menor.
00h57: Outra rebatida do Matsui. Yankees 7x1 com 6 corridas de responsabilidade do Matsui. Lamento, Kate Hudson, mas você não será mais a MVP.
01h10: Ryan Howard está vivo! Home Run de duas corridas. Yankees 7x3. Reunião no monte central, Pettitte continua. Strike Out em cima de Jayson Werth. Na sequência, uma rebatida dupla e é o final do jogo para o veterano. Sai de campo ovacionado e, salvo uma mega zebra, vai sair com a vitória em um jogo decisivo de World Series. Nada mal. O número de closes nele até o final do jogo vai ficar entre 19 e 23.
01h22: Paulo Antunes comenta que a torcida dos Yankees não é barulhenta e credita isso ao alto preço dos ingressos que traz um público mais endinheirado e mais tranqüilo. É verdade. Nos jogos que assisti no Yankee Stadium em novembro percebi que o público do outfield (ingressos mais baratos, onde fiquei no jogo contra o Tampa Bay Rays) é muito barulhento, mas o problema é que estão longe. Já o público próximo ao infield (ingressos mais caros, onde assisti ao jogo contra o Boston Red Sox) é realmente mais tranqüilo. Os caras gastam 1,5 bilhão de dólares em um novo estádio e conseguem perder o efeito do apoio da torcida.
01h33: na outra TV, a ESPN mostra um quadro com um resumo da carreira de Jason Kidd: é o terceiro na história em número de assistências e triple-doubles e o sétimo em roubos de bola. E Steve Nash tem 2 títulos de MVP a mais (2x0)... minha cabeça dói.
01h50: Mais 6 eliminações para o título dos Yankees. Será que Mariano Rivera já vai entrar no oitavo inning?
01h59: Pedro Feliz e Jimmy Rollins deixam a rebatida de A-Rod passar. Pareceu coreografado. Os Phillies estão mortinhos.
02h03: Troca de pitcher. Matsui no bastão. Strike Out. Só faltava mais um RBI do Godzila.
02h08: No jogo da NBA, metade do terceiro quarto, Hornets 58, Mavericks 52. O jogo começou 2 horas depois do jogo de baseball e pode acabar antes.
02h15: Começa a tocar Enter Sandman. Mariano Rivera entra para mais 5 eliminações e para fazer história mais uma vez. Ele tomou 4 corridas em World Series em toda a sua carreira (34 innings). Os Phillies precisam de 4 corridas nos próximos 2 innings. Até parece.
02h25: apesar de uma rebatida dupla, conseguiu eliminar os 2 rebatedores que precisavam, um com strike out e outro num pop out. 3 eliminações para o título.
02h50: E os Yankees são campeões. Incrível. Mantém o tabu mais impressionante do esporte mundial. Agora são 27 títulos, TODOS COM UM DEMOCRATA NA CASA BRANCA. O último título havia sido no último ano do governo de Bill Clinton. Nenhum título nos 8 anos de George W. Bush. No primeiro ano de Barack Obama, bingo!
A boa notícia: posso dizer que assisti in loco ao time campeão de 2009 jogando, em um ano histórico (inauguração do novo Yankee Stadium). Para um fanático por esporte, é o que vai ficar marcado.
.