sábado, 15 de agosto de 2009

DRAFT DO FANTASY FOOTBALL

Pela primeira vez estou participando de uma liga de Fantasy Football. Na última quarta-feira realizamos nosso draft on line, o que é sempre um evento que vale a pena participar, especialmente pelos recursos que a Internet proporciona. Como era a primeira vez na NFL (no Fantasy NBA a experiência já é de 3 anos), tentei me preparar o melhor possível para não fazer besteira. Dentro do possível, procurei ler ao máximo as colunas dos especialistas (e na ESPN.com há vários especialistas de plantão) e estudei cada posição: jogadores top, jogadores duvidosos, possíveis sleepers (aqueles que estão no final do ranking mas podem ter uma boa temporada). Montei minha estratégia e preparei uma verdadeira estrutura de guerra para o draft: dezenas de páginas impressas com as colunas mais importantes, listas de jogadores por posição, rankings, lista de sleepers, tabela da NFL, tabela do Fantasy, e por aí vai. Deixei o laptop ligado na tela do draft e ainda o monitor do desktop numa outra tela, com o ranking e as projeções de cada jogador e uma planilha de consulta que todo engenheiro-maluco-por-fantasy-games-que-se-preze deve preparar. Assei uma fornada de nuggets, abri um pacote de Ruffles e uma garrafa de Coca-Cola (afinal, o draft tinha potencial para durar até 7 horas).

Começa o draft pontualmente às 20 horas e o primeiro problema: dos 14 inscritos na nossa Michael Chang League, apenas 7 estavam on line. O que isso significa? Aqueles que não estavam on line entram direto num sistema automático de escolha dos jogadores, o que faz com que as rodadas fiquem muito mais rápidas, sobrando menos tempo para pensar, especialmente por não dar tempo de avaliar com calma cada jogador que é escolhido - no nosso caso, havia 4 participantes offline que estavam na sequência de escolha, então a cada rodada, numa fração de segundo, 4 jogadores saiam da lista de disponíveis. Durante o draft, outros 2 proprietários conseguiram se juntar, o que melhorou um pouco. Mas, devido a velocidade, mal dava tempo de analisar as dezenas de páginas impressas que eu havia preparado, muito menos virar para o outro monitor. Os nuggets esfriaram, a Coca-Cola esquentou. Um caos.

Pelo menos consegui definir uma estratégia e permancer com ela nas primeiras rodadas de escolha: eu tinha a quarta escolha, o que me permitiria escolher um dos principais running backs. Como eu sabia que Adrian Peterson e Michael Turner dificilmente chegariam até a quarta escolha (o que realmente aconteceu, com Peterson sendo o #1 e Turner o #3), minha dúvida estava entre os dois próximos da lista: Maurice Jones-Drew e Matt Forte. Decidi pelo segundo. A seguir, voltaria a escolher somente na 25ª posição (a cada rodada a ordem de escolha é invertida), o que me deu calafrios, pois eu precisava de um Wide Receiver top, o que nesse ano era uma raridade (haviam 9 deles e eu imaginava que sairiam antes de chegar na minha vez novamente). Felizmente, foram escolhidos 3 quarterbacks no primeiro round (Brady, Brees e Manning) e, graças ao bom número de running backs viáveis para as duas primeiras rodadas, consegui o meu WR top, que foi Reggie White.

Com Drew Brees e Tom Brady já escolhidos, havia uma lista grande de QB's de valor próximo, o que significava que eu poderia deixar a escolha dessa posição para a quarta ou quinta rodada e investi em mais um RB (Pierre Thomas). O QB veio na quarta rodada - Donovan McNabb, de quem eu sou fã, o que só vai ajudar a torcer a favor.

Meu time titular estava ficando bom. Ainda precisava de mais 2 jogadores para as vagas de WR e RB, além de um tight-end. Segui o conselho do Mattew Berry, que disse que nesse draft devemos e podemos esperar para pegar um tight-end. Foi o que fiz, ainda mais quando vi que os quatro principais jogadores da posição e que valeriam uma escolha mais precoce (Tony Gonzales, Dallas Clark, Antonio Gates e Jason Witten) já haviam sido escolhidos: escolhi o WR Antonio Bryant na quinta rodada (que está voltando de contusão, mas que pode colocar números expressivos) e o RB Jamal Lewis na sexta.

Na nona rodada escolhi os Patriots para ser meu time de defesa, uma aposta se considerarmos o desempenho do time em 2008, mas uma escolha consciente considerando as melhorias que o time vem fazendo antes do início da temporada, com contratações para as posições carentes da defesa. Minha segunda opção seriam os Chargers, pelos mesmíssimos motivos - tiveram uma defesa incrível em 2007, que se perdeu por contusões em 2008, mas que agora parece estar recomposta.

De resto, completei os titulares com o que havia sobrado na lista, especialmente no caso do TE e do Kicker - escolhido na última rodada, como manda os especialistas. Por pouco não consegui o Kicker dos 49ers, que era meu objetivo, ainda mais que vou assistir a um jogo deles em setembro, quando estarei de férias em San Francisco. Aliás, não peguei nenhum jogador dos 49ers, time que torço, o que não é lá muito problema, já que a fase do time não é nada boa. Ainda consegui pegar um ou outro jogador da minha lista de sleepers nas últimas rodadas.

Ao final do draft (durou pouco mais de duas horas - muito rápido!), estava pensando que tinha feito tudo errado. Mas ao visualizar meu time titular e os outros times formados, até que fiquei bem satisfeito, embora dependa da volta em boas condições do Antonio Bryant e de mais uma boa temporada do Jamal Lewis, além de uma consistência boa do McNabb, o que não tem acontecido em todas as últimas temporadas. Só estou muito preocupado com a quinta semana, quando perderei meus dois running backs, cujos times estarão de folga

Será um ano de aprendizado, e se rolar um top 4 já será ótimo. Na liga há 2 participantes bem experientes e o restante são marinheiros de primeira viagem, o que proporcionou algumas escolhas duvidosas

1) Tom Brady sendo escolhido na segunda escolha da primeira rodada, deixando Michael Turner (#2 para a maioria dos especialistas e até #1 para alguns) disponível para a terceira escolha. Payton Manning também saiu na primeira rodada, o que pra mim não faz sentido.

2) LaDainiam Tomlinson saindo no #10 - na minha lista ele era no máximo o #6, pois acredito que ele esteja totalmente recuperado das contusões.

3) Alguns, seguindo a coluna do Ken Daube, apostando em 2 WR nos 2 primeiros rounds, deixando passar os RB's Steve Slaton, Frank Gore e DeAngelo Williams, coisa que eu não faria.

4) Um time de defesa (Steelers) foi escolhido na segunda rodada, coisa que não se deveria fazer até o, sei lá, 7th round...

5) Um kicker escolhido no 6th round (!), quando todos recomendam deixar para o último round, já que é a posição que menos influência tem.

A temporada começa no dia 10 de setembro. Muita diversão para todos. Como diria Paulo Antunes (e dirá muitas vezes ao longo da temporada): "Teeeeeeeeemos um jogo".

.

Um comentário:

Unknown disse...

Caramba,
essa brincadeira de fantasy é coisa séria então... Poxa... Estou ferrado haha

Boa Sorte Ronalt