No domingo à noite nos despedimos dos Jogos Olímpicos em nossa última visita ao Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro, para acompanharmos a Cerimônia de Encerramento. Impressionante a tranqüilidade para entrar no estádio, num contraste gritante com aquele jogo de futebol entre Brasil e Argentina (e olha que eram 90 mil espectadores). O estádio estava muito bonito, o gramado e a pista cobertos como na Cerimônia de Abertura.
Começou com uma apresentação de tambores, no centro do gramado, mais dois tambores gigantes suspensos. Logo entraram centenas de figurantes, veículos e bicicletas estilizados, com muita luz. Muito bonito.
Na seqüência, começaram as partes mais tradicionais: primeiro a entrada das bandeiras dos 204 países participantes dos jogos – a bandeira brasileira estavam com a nossa medalha de ouro Maurren Maggi. Segui-se a entrada dos atletas, a premiação da maratona, a retirada da bandeira olímpica e a transferência de sua posse do prefeito de Beijing para o prefeito de Londres (sede de 2012).
A transição para Londres se fez de forma relativamente rápida (eu gostaria que fosse mais longa), com a entrada de uma versão aumentada do tradicional ônibus vermelho de 2 andares, que viria a se transformar num palco secundário para a performance de Leona Lewis com o lendário guitarrista do Led Zeppelin Jimmy Page (tocaram uma bela versão de “Whole Lotta Love”). Ainda teve a participação de David Beckham.
Na parte final da cerimônia, uma torre muito alta surgiu no centro do gramado. Do seu alto, alguém abriu um pergaminho e imagens dos 16 dias de competição foram projetadas no alto do estádio (no mesmo lugar onde foi feita a corrida do acendimento da pira na abertura). Ao final, o fogo olímpico se apagou.
Para encerrar a festa, uma série de movimentos feitos por figurantes suspensos na torre do centro do gramado, além de muitos outros suspensos nas laterais. Algumas músicas ainda foram apresentadas por artistas chineses, com uma apresentação salvadora de Plácido Domingo. Grandes faixas cobriram a torre e foram içadas para o alto do estádio e a mensagem de convite a nos encontrarmos em Londres em 2012.
Uma cerimônia relativamente rápida (pouco menos de 2 horas), muito bonita e que trouxe aquele sentimento de acabou para todos nós. O negócio é guardar as boas lembranças dos jogos, e ficar com o convite que encerrou a festa: