quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011

Não posso dizer que essa é a retomada oficial do blog. Provavelmente não é. Mas como estamos entrando em ano olímpico, e o blog foi criado exatamente para meus registros dos últimos Jogos Olímpicos, nunca se sabe...

Vendo o arquivo do blog pode-se perceber que gosto de listas. Nos últimos dias vinha fazendo minha lista mental do que foi bom em 2011. Inicialmente a idéia era registrar tudo em pequenos posts no Facebook. Mas por que não fazer um texto um pouco mais organizado e publicá-lo por aqui? Então, aqui estamos.

A seguir, minha retrospectiva de 2011. Meus critérios são os mesmos que usei quando fiz as listas de melhores da década, no final de 2009: não trata apenas uma lista de melhores, mas sim de tudo aquilo que vai ficar marcado pra mim de alguma forma, coisas que sei que vou me lembrar quando pensar em 2011 daqui uns 10 anos. Não consegui fechar listas “redondas” de 5 ou 10 nomes e vou citar somente o que acho relevante, sem encher lingüiça pra termos um “top 10”, por exemplo. Sem mais enrolação...

ATLETAS DO ANO

1. Aaron Rodgers – NFL, Green Bay Packers, Quarterback

Impressionante como ele faz tudo parecer tão fácil dentro de campo. Desde janeiro, quando comandou o time à vitória no Super Bowl, e entrando pela temporada 2011, Rodgers não deixou dúvidas de que será o MVP da NFL em 2011 e ficar na frente do número 5 dessa lista só mostra o quanto ele jogou nesse ano.

2. Novak Djokovic – Tênis, Sérvia

De repente ele pára de de comer glúten, vence o Australian Open, Wimbledon e o US OPEN, sem falar de ter feito o que quis com Rafael Nadal ao longo do ano. Começou o ano com 43 vitórias consecutivas até perder a semifinal de Roland Garros para Roger Federer. Número 1 do mundo com sobras.

3. Lionel Messi – Futebol, Barcelona

Será eleito o melhor jogador de futebol do mundo pelo terceiro ano consecutivo – se igualando a Ronaldo e Zidane no número de eleições, mas o primeiro a ganhar 3 vezes de forma consecutiva. O maestro do fantástico time do Barcelona.


4. Justin Verlander – Major League Baseball, Detroit Tigers, Pitcher

Quando um pitcher é eleito MVP da Major League Baseball é porque alguma coisa monstruosa ele fez (o último a conseguir esse feito havia sido Roger Clemens em 1986). Falo isso porque os pitchers já têm seu próprio prêmio, o Cy Young, para o melhor da posição e  o MVP normalmente é dado para jogadores de outras posições, que jogam em todos os jogos (os pitchers jogam somente a cada 5 dias). Mas Verlander era o cara que garantia as vitórias para os Tigers (foram 24 vitórias no ano em jogos que ele iniciou), além de um excelente ERA de apenas 2.4 (média de corridas tomadas por jogo completo).

5. Drew Brees – NFL, New Orleans Saints, Quarterback

Em um dos meus drafts para o Fantasy em setembro eu deixei Drew Brees passer e peguei Philip Rivers no segundo round. Provavelmente foi o principal motivo de ter perdido as finais dessa liga. Brees APENAS bateu o recorde de jardas de Dan Marino (5084 jardas passadas em 1984) e ainda tem um jogo por fazer.

6. Dirk Nowitzki – NBA, Dallas Mavericks, Forward.

O Alemão finalmente conquistou seu título da NBA, ajudando os Mavericks a eliminar os Lakers numa varrida incontestável e batendo o Miami Heat de Lebron James de Dwyane Wade nas finais. Seu desempenho nos playoffs foi fantástico.

TIMES DO ANO

1. F.C. Barcelona

Basta perguntar para qualquer santista. Estamos presenciando um dos melhores times de futebol da história.
PS: Gol do Barcelona!


2. Green Bay Packers

A primeira derrota dos Packers em 2011 só foi acontecer na semana passada, em Kansas City. Antes disso, 13 vitórias seguidas para iniciar a temporada, mais as 4 vitórias em janeiro, durante os playoffs e a conquista do Super Bowl.


3. Dallas Mavericks

Ver Nowitzki, Dirk (número 6 da lista de atletas).


JOGOS DO ANO

1. Jogo 6 da World Series de Baseball – St. Louis Cardinals 10, Texas Rangers 9
Por 2 vezes os Texas Rangers estiveram a uma eliminação de conquistar a World Series, com 2 runs de vantagem. Nas 2 vezes os Cardinals se salvaram, empataram e levaram aos innings extras. E venceram, provocando o jogo 7, quando ganhariam o título. Histórico.




Miami vencia por 15 pontos em casa no último quarto (faltavam 7:13 min quando Dwyane Wade fez uma cesta de 3 pontos e comemorou na frente do banco dos Mavs) e estava prestes a abrir 2-0 no playoff final da NBA. Dirk Nowitzki (ele de novo, com o tendão do dedo médio arrebentado!) comandou uma virada fantástica, empatando a série e abrindo as portas para o primeiro título da franquia, que seria conquistado 4 jogos depois.



FILMES DO ANO

Ao pensar nos melhores filmes me dei conta de que fui totalmente relapso em termos de cinema nesse ano e mesmo a minha lista de filmes ASSISTIDOS era pequena. Acabei fazendo uma pesquisa de tudo o que foi lançado por aqui e percebi que realmente não perdi muita coisa (sério que Velozes e Furiosos já está no episódio 5? Meu Deus...). Um monte de filmes de super-heróis (Thor, Lanterna Verde, Capitão América... socoooorro!), saga Crepúsculo, Atividades Paranormais, até a última sequência de Jogos Mortais (e eu gosto da série) foi lançada, mas não faz nem uma sobrinha para o primeiro filma da série, que é brilhante. Resumo, só vou citar 2 filmes que realmente marcaram para mim:


1. Cisne Negro (Black Swan, 2010)

Sim, o filme é de 2010 e até concorreu ao Oscar de melhor filme. Mas no Brasil só foi lançado em 2011, então eu não teria a chance de colocá-lo numa lista do ano passado (na verdade até teria, se fazer download fosse legalizado, mas melhor não entrar nesse mérito). Valeu o Oscar mais do que merecido de melhor atriz para Natalie Portman e o roteiro é excelente.



2. Meia-Noite em Paris (Midnight In Paris, 2011)

Woody Allen filmando em Paris. Uma comédia romântica deliciosa com Owen Wilson e Rachel McAdams. Daqueles filmes que você sai leve do cinema e com a certeza de que empregou bem seu tempo.



MÚSICA DO ANO

 Rolling In The Deep (Adele)

Acho que essa é uma das maiores unanimidades dos últimos tempos. Está em praticamente todas as listas que saem por aí. Nem preciso comentar muito, deixemos Adele cantar:




Um comentário:

Drunkeynesian disse...

Volta Ronalto! Não deve ter mais de 5 ou 6 caras no Brasil que conseguiriam fazer uma lista dessas de forma tão abrangente.