sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - PARTE 2: OS MOMENTOS ESPORTIVOS DO ANO


1. Copa do Mundo

Apesar do fiasco da Seleção Brasileira, foi uma grande Copa do Mundo. O título da Espanha foi merecido, mas foi muito bom ver o renovado time da Alemanha jogando muita bola (Alemanha jogando bonito? Pois é.) e a boa surpresa dos vizinhos uruguaios.


  2. Rafael Nadal fechando o Grand Slam na carreira

Apenas 7 tenistas na história conseguiram conquistar os quatro títulos de Gran Slam na carreira (Australia, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Nadal largou de vez a imagem de ser somente um jogador de saibro, como entrou na corrida para buscar o recorde de grand slams de Roger Federer (no momento 16x9).

3. NBA Finals - Lakers x Celtics

A maior rivalidade da NBA e uma das maiores do esporte mundial. Pela décima-segunda vez os times se enfrentaram nas finais e pela segunda vez em 16 anos a decisão foi para o sétimo jogo, que foi uma verdadeira guerra, não foi bonito, mas foi espetacular. Histórico.

4. Mundial de Basquete

Teve um significado especial pra mim, já que acompanhei in loco. Além do título dos EUA e das atuações de Kevin Durant, foi bom ver que o Brasil começa a voltar a competir em bom nível (apesar da derrota doída para a Argentina nas quartas-de-final), além de jogos fantásticos, com finais emocionantes, especialmente Espanha x Sérvia e Turquia x Sérvia.


 

 5. Super Bowl XIV – título do New Orleans Saints

Muito bom ver New Orleans em festa poucos anos depois da tragédia do Katrina. O simbolismo do título foi muito além do esporte. E o jogo teve seus momentos que marcaram, como o onside kick dos Saints no início do terceiro quarto e a interceptação de Peyton Manning no final do jogo que garantiu a vitória.


Outra vitória que tem um significado que ultrapassa as barreiras do esporte. Logo após o escândalo de Tiger Woods, Mickelson, considerado um “exemplar homem de família”, conquista o torneio mais tradicional do golfe. Clicando aqui pode-se ler o texto que escrevi na época.

7. Muricy ganhando o 4º título em 5 anos

Ainda não consigo aceitar que o São Paulo o demitiu no meio de 2009 mesmo depois de 3 títulos nacionais conquistados. Dessa vez ele conseguiu o título com o limitado, mas regular, time do Fluminense, que passou a maior parte do campeonato sem os seus principais jogadores, como Deco e Fred, que estavam machucados. Quatro títulos em cinco anos. Melhor que isso: o único título que ele perdeu (2009) foi pelo Palmeiras.


8. Transferência de Lebron James

A transferência de Lebron James, após o final de seu contrato com o Cleveland Cavaliers, foi o fato que mais ocupou o espaço da imprensa americana em 2010, mais que o embrólio do Brett Favre e muito mais que o retorno de Michael Vick. Primeiro, toda a expectativa pela transferência e a decisão a ser tomada. Veio a frase do ano: “I’m going to take my talents do South Beach” e, a partir daí, a transformação d o ídolo em vilão, pela forma como ele tomou a decisão – em uma entrevista em cadeia nacional, esfaqueando Cleveland pelas costas.

9. Brasil Tricampeão Mundial de Vôlei

O maior domínio de uma equipe/seleção no esporte mundial. Não há nada que se possa comparar.


10. Jogos Olímpicos de Inverno

Apesar de não acompanhar tanto, os Jogos de Vancouver me marcaram de duas formas: foi a minha primeira experiência com transmissões de TV em alta de definição (uma nova era que não terá mais volta) e a impressionante popularidade-momentânea do curling aqui no Brasil – foi engraçado ver meus amigos “especialistas” em futebol trocando inúmeros e-mail’s sobre a bocha-no-gelo. 


.

RETROSPECTIVA 2010 - PARTE 1: OS ATLETAS DO ANO

Sim, eu sei, meu último post nesse blog foi no início de setembro, há quase 4 meses. Não voltei nem pra contar a experiência de ter acompanhado in loco o Mundial de Basquete da Turquia, a excitação que foi o Fantasy da NFL, nem mesmo a temporada sensacional da NFL ou as finais do campeonato brasileiro. Uma vergonha. Não imagino que os 3 ou 4 amigos que passavam por aqui de vez em quando ainda vão aparecer depois de tanto tempo, mas resolvi não deixar o ano terminar em branco e vou deixar registrada minha retrospectiva esportiva de 2010. Pelo menos será um registro pessoal. Começo pelos atletas do ano.

1. Rafael Nadal

Barbada. Conquistou 3 Grand Slams - Roland Garros, Wimbledon e US Open, sendo que esse último título o transformou no sétimo tenista da história a conquistar os 4 maiores títulos do tênis. Seu domínio só não foi completo por que o número 7 dessa lista ainda tem alguma lenha para quiemar.


      

      
       2.       Tom Brady (futebol americano - QB - New England Patriots)

      Como se não bastasse ser o marido da Gisele Bundchen, voltou à forma de 2007, quando foi o MVP da NFL e só não foi campeão invicto por causa de uma das maiores jogadas da história. Estourou o joelho em 2008, utilizou 2009 como recuperação e deverá ser novamente o MVP da liga nessa temporada. 


      3.       Michael Vick (futebol americando - QB - Philadelphia Eagles)

      Talvez a história do ano. Vick esteve preso entre os anos de 2007 e 2008 devido ao envolvimento em brigas de cachorros. Após a prisão, voltou à NFL e foi contratado como reserva pelo Philadelphia Eagles. Nesse ano, assumiu a condição de titular com a contusão de Kevin Kolb e se transformou na maior sensação da liga. E está ainda melhor do que era antes da prisão, pois além da capacidade atlética, que lhe permite várias corridas, ainda aprimorou a condição de um grande passador.
            
            
            4. Kevin Durant (basquete - Oklahoma City Thunder e Seleção dos Estados Unidos)
      
      Aos 21 anos tornou-se o mais jovem cestinha de uma temporada da história da NBA e ficou em segundo lugar na eleição de MVP. De quebra, ainda levou nas costas a seleção dos EUA no Campeonato Mundial da Turquia, onde foi o MVP. Veteranos como Chauncey Billups e Lamar Odom nada mais faziam do que passar a bola para Durant. Uma das maiores máquinas de marcar pontos que já se viu no basquete. 


             5. Lionel Messi (futebol - Barcelona e seleção da Argentina )  

      Apesar de não ter conseguido levar a seleção argentina para além das quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, ainda é de longe o melhor jogador de futebol do mundo. 


            6. Roy Halladay (baseball - Philadelphia Phillies)

Quando a ESPN HD foi disponibilizada em minha casa, um amigo meu me disse que assistir jogos de baseball na temporada regular seria um exagero. Concordei, mas com duas exceções: quando o jogo fosse entre New York Yankees e Boston Red Sox ou quando o jogo fosse dos Phillies com Halladay arremessando. Nesse ano ele conseguiu dois feitos fantásticos: lançou um perfect game durante a temporada regular e um no-hitter durante os playoffs. E essa matéria da revista Sports Illustrated me fez tornar um fã do cara.


            7. Roger Federer (tênis) 

      Se Rafael Nadal dominou o ano com os três títulos citados anteriormente, não podemos deixar de lembrar que o ano começou com a vitória de Federer no Australian Open e terminou com outra vitória dele, no Masters Cup.


             8. Kobe Bryant (basquete - Los Angeles Lakers) 

      Levou os Lakers ao bicampeonato e agora está a um título de se igualar a Michael Jordan. 

             
      9. Murilo (vôlei)

      Grande vizinho! Não é fácil ter que substituir o melhor jogador de vôlei do mundo dos últimos 10 anos. Murilo não só assumiu o lugar de Giba na seleção brasileira, como foi o melhor jogador nas conquistas da Liga Mundial e do Tricampeonato Mundial. 
     
      10. Cesar Cielo (natação)

Unificou os títulos mundiais dos 50m e 100m nas piscinas curta e longa. Monstro.